Inustria cultural e a sua intervenção na educação contemporânea

470 palavras 2 páginas
INDÚSTRIA CULTURAL E SUA INTERFERÊNCIA NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
A esfera educacional se tornou refém da INDÚSTRIA CULTURAL que a cada dia ganha mais espaço dentro as mais variadas áreas sociais ,invade as escolas,sem que percebamos os seus perigos e influências.
Sem dúvida o sistema educacional irá refletir as consequências excludentes desse processo para a formação cultural dos individuos.
A indústria cultural pode se efinir como conjunto de meios e comunicação que formam um sistema poderoso para gerar lucros e por serem mais acessíveis as massas, exerce um tipo de manipulação e controle social.
ADORNO & HORKHEIMER nos esclarece que professores e alunos devem tomar cuidado com o que lhes é pedido na escola, o professor no que é solicitado e o aluno no que é ensinado.
A televisão por ser um meio e comunicação de fácil acesso possui uma linguagem e sedução e convencimento despertando o desejo e consumo criando a necessidade que muitas vezes não se tem.
O educador deve se ter o cuidado de separar informações que esse meio e comunicação nos passa, filtrar, separar o que é passado de bom e ruim,saber identificar ideologias e idéias de pensamentos de uma pessoa,indivíduos e grupos
O ensino como um todo está sendo tratado como mercadorias quanto mais barato menos lhe é ensinado.
O material pedagógico-didático é outro fator relevante
Neste meio, que faz com que o profissional e aluno sejam tentados ao consumismo de certas mercadorias. Essa realidade dá indícios de como o educador se coloca como expressão de modelo da industria cultural,adestrando o consumidor do ensino, para que ele esteja sempre em concordância com o que lhe é apresentado.
Essa relação didático-pedagógica,não só incentiva a i déia da minoridade do indivíduo em processo formativo,como transforma a educação num produto para o consumo em larga escala,erradicandoo conhecimento a sua profundidade,
A falta de liberdade do professor no trabalho devido aos programas

Relacionados

  • condição analoga a de escravo
    54973 palavras | 220 páginas