Intrudocao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A rápida propagação da informação em decorrência das tecnologias de comunicação e de informação possibilitou, entre outros fatos, que as relações na sociedade não se dêem mais apenas em esferaslocais, o que hoje culminou na chamada globalização. Como exemplo dessa globalização as empresas multinacionais. De maneira contextual torna se necessário que as informações geradas por estas empresassejam adequadas aos seus diversos usuários, entre eles os investidores que podem ser nacionais ou estrangeiros.
Considerando que as demonstrações contábeis tratam se de um dos principais instrumentos dedisseminação de informações das organizações, tanto por seus administradores, quanto para os investidores e/ou potenciais investidores, a necessidade de comparar estas informações faz surgir umanecessidade que transcende a adoção de práticas contábeis padronizadas. Diz se respeito da Conversão das Demonstrações Contábeis.
A conversão de demonstrações contábeis em moeda estrangeira torna-senecessária quando se tem uma demonstração cuja moeda de apresentação não seja a moeda funcional da empresa. Esse processo de tradução é requerido, por exemplo, no caso de apresentação de demonstrações defiliais, divisões, subsidiárias e outras investidas, que são incorporadas às demonstrações financeiras da companhia por combinação, consolidação ou método de equivalência patrimonial.
O CPC emitiu eemite diversos pronunciamentos, dentre eles o CPC 02 (Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão das Demonstrações Contábeis) que é correlacionado à norma internacional IAS 21 e tem comoobjetivo instruir sobre como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivosem moeda estrangeira e como converter as demonstrações de uma entidade de uma moeda para outra.
O conteúdo desta norma demonstra a preocupação com a comparabilidade das informações contábeis entre...
tracking img