introução Eletronica Potencia

4161 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
1

Profº Evandro de Carvalho Gomes1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão evandrogomes@ifma.edu.br Abstract – Este artigo apresentará uma introdução à eletrônica de potência, descrevendo sua área de atuação e interdisciplinaridade com outras áreas da engenharia elétrica. Os conversores serão classificados e exemplificados através de aplicações específicas e aplicações encontradas no nosso cotidiano. Uma rápida abordagem das chaves semicondutoras será apresentada a fim de justificar o seu uso como elemento básico dos circuitos eletrônicos de potência.
Keywords – Eletrônica de Potência; Conversores; Chaves semicondutoras. I. INTRODUÇÃO
O controle do fluxo de energia elétrica entre dois ou mais sistemas elétricos distintos sempre foi uma das grandes preocupações dos engenheiros ao longo da história da engenharia elétrica. Para realizar tal controle, sempre foram procurados métodos que permitissem rendimentos elevados, visto que normalmente eles são empregados no tratamento de potências elevadas. O tiristor foi indubitavelmente um componente que mudou a trajetória da engenharia e das atividades industriais, repercutindo profundamente em todas as atividades humanas, sobretudo as de natureza produtivas.
Milhares de produtos, equipamentos, processos e técnicas foram concebidos e criados. Juntamente com o tiristor nasceu a Eletrônica de Potência, como hoje é conhecida como ciência.
A eletrônica de potência pode ser definida como uma ciência aplicada dedicada ao estudo dos conversores estáticos de energia elétrica, ou melhor, a aplicação da eletrônica de estado sólido para o controle e conversão da energia elétrica.
A eletrônica de potência trata da aplicação de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e controle de energia elétrica em níveis altos de potência. A eletrônica de potência pode ser considerada uma
tecnologia

Relacionados

  • Estudante
    11630 palavras | 47 páginas