Introdução a Administração - AV1 (Resumo do Livro UNESA)

1106 palavras 5 páginas
Introdução a Administração - AV1

1. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E EMPRESA

1.1 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

Vários autores definem de diversas maneiras a Administração. Uma definição bem moderna: A Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Nesta definição existem três aspectos chaves que podem ser apontados:
Dá maior ênfase ao elemento humano na organização;
Focaliza nos objetivos em vez de atividades;
Os objetivos pessoais de seus membros devem ser integrados à realização dos objetivos organizacionais.

Ou ainda: A Administração é administrar a ação através das pessoas com o objetivo bem definido.

A Administração é o processo de planejar, organizar, coordenar e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

1.2 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser formais e informais:

Organizações formais: são estabelecidas por estruturas, regimentos, etc., como no caso das igrejas, forças armadas, empresas;
Organizações informais: se juntam sem exigências burocráticas para determinado fim que pode ser provisório ou não, como equipe de futebol, vôlei, etc.

1.3 CONCEITO DE EMPRESA

Diferente das organizações, as empresas visam o lucro. Estão sujeitas às leis do mercado e sofrem constantemente com fatores do ambiente externo, precisando se adaptar para que não sejam afetadas negativamente.

2. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas, por meio das pessoas, por meio de eficiência e eficácia. Eficiência: é fazer a coisa de forma correta, utilizando o mínimo de recursos possíveis; Eficácia: é atingir os resultados, alcançar os objetivos estabelecidos.
Administração Eficiente

Relacionados

  • Ppc Cst Em Marketing Ead Unesa
    121528 palavras | 487 páginas