introdução e conclusão sobre o assunto software livre e software inproprietario

639 palavras 3 páginas
SOFTWARE LIVRE

De forma muito simples e clara o filme explicada inclusive para as pessoas não ligadas a área de tecnologia o conceito de software, como ele é escrito e o que é o código fonte de um programa, diz ainda o que é um sistema operacional. A utilização do software livre não como uma alternativa tecnológica mas como uma reação de mercado por diversos profissionais de tecnologia mostrando através de relatos de algumas pessoas diretamente ligadas a projetos de implementação de software livre como o software livre é viável tecnicamente e economicamente.

O Software livre é uma alternativa ao mercado capitalista do software proprietário que possui preços exorbitantes e abusivos. O software livre é gratuito, além de tudo podemos programar modificações deixando o sistema com as características que precisamos.
Os Softwares possuem donos. Para obtê-los, é necessário, na maioria das vezes, adquirir licenças de uso. O código-fonte, a receita do software, não é disponibilizado, o que impossibilita o acesso para consulta ou alteração dos programas. A oposição ao software proprietário surgiria mais tarde com a idealização do hacker Richard Stallman. Era o Projeto GNU, a origem de um movimento do software livre. Com a grande contribuição de Linus Torvalds, nascia o GNU/Linux, o novo sistema operacional livre, e diverso outros softwares, à tentativa de universalizar o acesso compartilhado à tecnologia computacional. Hoje, o software livre está presente em ONGs, órgãos governamentais, empresas privadas e em nossas casas.
O movimento do software livre é um movimento político para a liberdade dos usuários de programas. Um programa livre pertence ao conhecimento humano. Um programa proprietário, não.
Cada programa não livre, cada software proprietário é um problema social. Se permite o compartilhamento, mas não oferece o código-fonte, é dizer que tenho direito mais não tenho total poder sobre o software, me limitando a usar somente o que o programa me

Relacionados

  • Software Livre
    1199 palavras | 5 páginas