Introdução a Fianaças

634 palavras 3 páginas
fcjp – faculdade cidade de joão pinheiro
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

QUESTIONÁRIO INTRODUÇÃO A FINANÇAS

JOÃO PINHEIRO/MG
2014
1 – Explique a importância da DOAR.

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) serve para explicar a variação do capital circulante líquido da empresa. A DOAR ajuda-nos a compreender como e por que a posição financeira mudou de um exercício para o outro. A DOAR forma com o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício uma base de dados sobre situação econômico-financeira e o de desempenho da empresa.

2 – Explique as informações geradas pela demonstração de fluxo de caixa.

Assim como a DOAR, a Demonstração do Fluxo de Caixa traz informações sobre a situação financeira da empresa, mas esta trata, especificamente, do Caixa, enquanto aquela trata da situação financeira em geral. O objetivo principal da Demonstração do Fluxo de Caixa é fornecer informações relevantes sobre as entradas e saídas de caixa de uma entidade para um determinado período de tempo. As informações contidas na Demonstração do Fluxo de Caixa são úteis quando utilizadas com as informações de outras demonstrações contábeis e na medida em que estejam refletindo as transações de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, auxiliando os usuários na avaliação da capacidade da entidade de gerar fluxos de caixa líquidos positivos decorrentes de suas atividades, visando atender às suas obrigações bem como pagar dividendos aos seus acionistas.

3 – Podemos afirmar que o CCL (Capital Circulante Liquido) é uma sobra financeira?

O CCL é um índice que mede a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante da empresa. Apresenta se existe folga nos ativos de curto prazo em relação aos passivos de curto prazo. Sendo assim o CCL representa uma folga financeira da empresa, quando positivo, indica que a empresa tem capacidade de pagar suas dívidas à Curto

Relacionados