Introdução: Objecto, método e alcance desta investigação. In: MALINOVSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental.

1031 palavras 5 páginas
* Fichamento:
Introdução: Objecto, método e alcance desta investigação. In: MALINOVSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental.
I * Este sistema comercial, o Kula, é o tema que me proponho a descrever neste volume e tornar-se-á evidente que se trata de um fenómeno económico de considerável importância teórica. Reveste-se de um significado extremo na vida tribal dos nativos que vivem dentro do seu circuito, sendo a sua importância totalmente reconhecida pelos próprios, cujas ideias, ambições, desejos e vaidades estão directmanete relacionados com o Kula.” (p.18)
II * “Não ocorreria a ninguém fazer uma contribuição experimental no âmbito da ciência física ou química sem dar conta detalhada de todos os passos das experiências que efectuou, uma descrição exacta dos instrumentos utilizados, da maneira como as observações foram conduzidas, do seu número, da quantidade de tempo que lhe foi dedicado e do grau de aproximação com o qual cada medida foi realizada.” (p.18)
* “Lamentavelmente, na Etnografia, onde a apresentação desinteressada dessa informação se torna talvez ainda mais necessária, isto nem sempre tem sido devidamente explictado.” (p.18)
* “Na etnografia, o autor é, simultaneamente, o seu próprio cronista e historiador; e embora as suas fontes sejam, sem dúvida, facilmente acessíveis, elas são também altamente dúbias e complexas; não estão materializadas em documentos fixos e concretos, mas sim no comportamento e na memória dos homens vivos.” (p.19)
III * “Os princípios do método podem ser agrupados em três itens principais: em primeiro lugar, como é óbvio, o investigador deve guiar-se por objectivos verdadeiramente científicos, e conhecer as normas e critérios para o seu trabalho, o que significa, em termos gerais, viver efetivamente entre os nativos, longe de outros homens brancos; finalmente, deve recorrer a um certo número de métodos especiais de recolha, manipulando e registrando as suas provas.” (p.21)
IV * “Tive de aprender a

Relacionados

  • Os Argonautas do Pacífico Ocidental
    10900 palavras | 44 páginas
  • Bronislaw Malinovski
    9877 palavras | 40 páginas