pré relatório Esperimento 1- métodos experimentais

1333 palavras 6 páginas
BC1707 – Métodos Experimentais em Engenharia Turma B2 Noturno

Pré-Relatório do Experimento 1 – Dimensões e Densidades dos Sólidos
Alunos

RA

1. Objetivos O experimento tem como objetivo, em sua primeira parte, a obtenção dos valores das dimensões necessárias para a determinação do volume de sólidos com formas geométricas diferentes através da utilização de diferentes instrumentos de medidas, assim como a determinação das incertezas envolvidas nos processos de medição. A segunda parte do experimento tem como objetivo a realização do cálculo do volume e densidade de uma amostra para identificação do material que o sólido é constituído e realização de propagação de incertezas.

2. Instrumentação e materiais
Serão utilizadospara a medição da massa e das dimensões dos sólidos os seguintes instrumentos:régua milimétrica, paquímetro,micrômetro,balança digital. As peças sólidas são: cilindro, paralelepípedo, esfera, lâmina retangular, cilindro com recorte e orifício.

3. Procedimento
a. Medida da massa e das dimensões dos sólidos
Para obtenção dos valores da massa e das dimensões dos sólidos deve-se seguir as seguintes etapas:
a. Obter as especificações dos instrumentos de medição a serem utilizados, conforme os itens dispostos na tabela 1a, assim como determinar as suas respectivas incertezas instrumentais. As demais incertezas associadas do tipo B (paralaxe, incerteza na definição do mensurando etc.) devem ser relacionadas na tabela 1b.
b. Realizar as medições das massas dos sólidos utilizando a balança digital, zerando a mesma antes de cada medição. Registrar os valores na tabela 2.
c. Definir quais dimensões são necessárias para obtenção do volume de cada sólido, assim como as expressões matemáticas necessárias para sua obtenção.
d. Realizar as medições das dimensões determinadas no item c utilizando os três instrumentos disponíveis e registrar os valores nas tabelas 4 a 18.

Cuidados:
Tomar o devido cuidado

Relacionados

  • O USO DE FOGUETES DE GARRAFAS PET NA DETERMINAÇÃO DO ÂNGULO DE ALCANCE MÁXIMO NO LANÇAMENTO OBLIQUO
    3405 palavras | 14 páginas
  • Trabalho de pesquisa aplicada a adm
    3155 palavras | 13 páginas
  • DETERMINA O EXPERIMENTAL DA FUN O QUE MODELA O ESCOAMENTO DE UM L QUIDO 1
    44612 palavras | 179 páginas