INTRODU O FINAN AS Prof Ailton

6315 palavras 26 páginas
FINANÇAS
CONCEITOS INICIAIS

PROF. AILTON FERREIRA
CAVALCANTE

2

2 – IMPORTÂNCIA DOS CENÁRIOS FINANCEIROS
Antes de abordar os mercados e instrumentos derivativos, vamos discutir conceitualmente porque devemos procurar entendê-los e de que forma podemos auxiliar nossos clientes e, ao mesmo tempo, qualificar a carteira de crédito do banco.
Os próximos capítulos, sobre planejamento, cenários, riscos, e hedge, fornecerão embasamento teórico para que haja segurança na abordagem ao cliente quanto a importância da proteção

2.1. VISUALIZAÇÃO DO FUTURO E AS DECISÕES ESTRATÉGICAS
Como indivíduos, todos nós, nas fases mais importantes de nossas vidas, buscamos visualizar o futuro. Assim fazemos quando escolhemos uma profissão, quando escolhemos alguém para compartilhar nossa vida, quando decidimos ter filhos, quando decidimos o momento certo da aposentadoria. O que essas decisões têm em comum?
a) são decisões que impactam nossas vidas além do momento em que são tomadas;
b) são as decisões mais difíceis de serem tomadas;
c) são as que demandam maior tempo de análise e consomem nossas maiores energias;
d) são as que, depois de tomadas, geram conseqüências de difícil reversão pelos ônus emocionais, materiais e financeiros que acarretam;
e) são decisões que implicam planejamento.
Decisões estratégicas são aquelas que definem o que queremos e o que seremos em nossas vidas; aquelas que definem e determinam o futuro que buscamos. São as mais difíceis, caras e complexas, mas são também as que poderão nos render os maiores prazeres, os maiores sucessos e os maiores retornos emocionais, materiais e financeiros. Por sua vez, poderão também provocar as maiores insatisfações, insucessos e prejuízos.

3

2.2. COMO ENXERGAR O FUTURO
Você utiliza ou utilizou algum tipo de instrumentos para tomar suas decisões? Mesmo que de forma inconsciente, todos nós, em algum momento, utilizamos técnicas para tentar visualizar o futuro, na busca de auxílio para nossas tomadas de decisão.
A necessidade

Relacionados