Internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Comércio Brasil-Mercosul na década de 90: uma análise pela ótica do comércio intra-indústria


O texto, objetivou averiguar a contribuição do comércio intra-indústria no crescimento do fluxocomercial brasileiro intra-Mercosul e se este fluxo de comércio intrabloco seria relativamente mais importante do que extrabloco, para o crescimento do comércio intra-indústria total multilateral.Conceitualmente, o comércio intra-indústria consiste no comércio, exportação e importação, entre dois países (ou grupos de países) de produtos de um mesmo segmento industrial. Por outro lado, no comérciointerindústria o intercâmbio dá-se entre diferentes setores de atividade. Formalmente, segundo Grubel e Lloyd (1975, p. 20), o comércio intra-indústria é definido como ''o valor das exportações de umaindústria que é exatamente compensado por importações da mesma indústria''.
Os trabalhos empíricos de verificação do comércio intra-indústria especificamente para a economia brasileira surgiram apartir de meados da década de 80.
Hidalgo (1993) calcula, inicialmente, o índice de comércio intra-indústria entre a economia brasileira e o resto do mundo, através do índice de Grubel e Lloyd, para operíodo compreendido entre 1978 a 1987.4 Os principais resultados são os de que para a economia como um todo, os índices mostram um crescente comércio intraindústria, variando entre 30% e 40% ao longodo período analisado. Com relação ao comércio bilateral entre o Brasil e um conjunto de 56 países, os resultados indicaram que houve um significativo comércio intra-indústria com os paísesdesenvolvidos e com os principais parceiros comerciais da América Latina. Segundo o autor, o comércio intra-indústria com a maioria dos outros países em desenvolvimento mostrou-se insignificante.
Ainda nestetrabalho, o autor desenvolveu uma análise dos determinantes do comércio intra-indústria. Os resultados evidenciaram que o comércio intra-indústria é mais freqüente nos seguintes grupos de produtos:...
tracking img