Interiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
www.casa.com.br/cursodedecoracao2012

aula 8

PoR Gustavo Calazans

Cozinhas
Três cozinhas de configurações diferentes são o cenário desta aula saborosa. O arquiteto Gustavo Calazans preparou um cardápio recheado de informações para quem quer ter espaços dinâmicos, práticos e atuais.

Patrocínio

Realização

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Perfil dos novos tempos

Avida corrida do dia a dia, a carência cada vez maior de mão de obra doméstica e a oferta de eletrodomésticos inteligentes impulsionaram transformações radicais na cozinha. Hoje, esses espaços estão menores, mas muito bem equipados, priorizam materiais fáceis de limpar e uma distribuição que torna tudo rápido de pegar e de guardar. Uma vez que os donos da casa passaram a ser os atores dessesterritórios, simplificar as tarefas virou quesito de primeira necessidade. Nessa fórmula, integrar a cozinha com a sala têm se mostrado a grande tendência. Assim, ninguém mais se isola na lida com as panelas. Preparar as refeições virou um ato social, de interação e diversão. Solteiros e casais sem filhos, costumam unir tudo, eliminando fronteiras entre as áreas de receber e cozinhar. Já, quem tem criançasem casa, prefere o meio termo, usando portas de correr para garantir privacidade na hora de aprontar e servir os alimentos.

Aqui, a cozinha fica dentro do estar. Para deixar o visual delicado, Gustavo Calazans escolheu uma mesa de jantar de vidro (1,40 x 1,40 m). “Esse material dá leveza e permitiu encostar o móvel na bancada do fogão”, explica ele.

aula 8 por Gustavo Calazans

CozinhasPara famílias com filhos

Uma das cozinhas apresentadas nesta aula é uma boa inspiração para casas em que crianças almoçam e jantam regularmente, exigindo uso intenso do espaço. Com 18 m², o projeto agrupa cozinha e sala de almoço num único ambiente e tem uma grande porta de correr que, aberta, integra esta área ao estar e, fechada, isola totalmente os cômodos. Uma bancada em U compreende osetor de preparo dos alimentos. Aqui, o cooktop fica embutido num tampo voltado para a mesa de refeições. Dessa forma, quem cozinha pode interagir com os convidados.

Com 90 cm largura, esse tampo, além de abrigar as instalações de gás e de elétrica, permite ter armários inferiores de ambos os lados. O que é usado no cozimento fica voltado para a cozinha e itens como toalhas, pratos e copos, sãoguardados na área da copa. Pia e geladeira formam a tradicional e prática distribuição triangular em relação ao fogão.

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Sugestão para solteiros

A segunda cozinha de nossa aula pertence a um homem que mora sozinho e adora cozinhar para os amigos. Trata-se tanto ao de um estar, espaço quanto totalmente aberto, integrado à lavanderia. Numa ilha centralfica o cooktop e para que mais de uma pessoa possa trabalhar na cozinha existe uma circulação livre de 1 m -- entre o fogão e a pia, geladeira e armários. Embutida na bancada que isola a área de serviço, a lavadora de roupa fica longe da vista de quem está na sala. Como não há separação entre os ambientes, um único piso cobre a casa toda. Optou-se por um laminado melamínico, que pode ser instaladosobre o revestimento anterior sem gerar resíduos na obra.

Neste apartamento de um solteiro, a cozinha está integrada tanto ao estar quanto a área de serviço. O piso único de laminado melamínico, que lembra réguas de madeira, reforçou a sequência dos espaços.

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Sob medida para casais

Como exemplo para uma casa em que moram apenas marido e mulher,o arquiteto Gustavo Calazans mostrou um projeto de 9 m², no formato corredor. Também integrada a sala, esta cozinha tem uma configuração bastante prática, com bancadas frente a frente que podem ser acessadas simplesmente girando o corpo. Do lado do estar, o balcão agrega um tampo livre de apoio, seguido pelo fogão e pela pia. Uma placa de vidro assegura que respingos do cozimento e de água não...
tracking img