INTERFERÊNCIA DA CODISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS DE FOSSA E TANQUES SÉPTICOS NA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO DA ETE BARRO PRETO EM TRINDADE (GO)

2949 palavras 12 páginas
INTERFERÊNCIA DA CODISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS DE FOSSA E TANQUES
SÉPTICOS NA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DAS LAGOAS DE
ESTABILIZAÇÃO DA ETE BARRO PRETO EM TRINDADE (GO)

Katia Haddad Bittar(1)
Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Recursos
Hídricos pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade
Federal de Goiás (UFG).
Eraldo Henriques de Carvalho(2)
Engenheiro Civil, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela
Universidade de São Paulo. Professor associado da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do curso de pósgraduação em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos da Universidade Federal Goiás.

RESUMO
A ausência de sistemas públicos de saneamento básico no Brasil faz com que boa parte da população busque alternativas individuais para tratamento e disposição final dos esgotos domésticos (tanques sépticos e fossas rudimentares, por exemplo). Esses sistemas individuais necessitam de manutenção periódica, especialmente quanto à remoção do excesso de lodo, que geralmente é disposto em estações de tratamento de esgoto sanitário.
No entanto, as ETE não são projetadas para essa finalidade, de forma que a presente pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos da codisposição desses resíduos na ETE de Trindade/GO. Esta ETE possui dois módulos de lagoas de estabilização. O módulo A foi utilizado como testemunho, ou seja, não recebeu resíduos de fossa e tanques sépticos. A taxa de aplicação volumétrica no módulo B foi de 0,24%. Para caracterização do lodo de gerado em Trindade, foram coletadas amostras compostas de seis caminhões limpa fossa. Para avaliar as interferências da codisposição no desempenho das lagoas de estabilização, foram coletadas amostras simples dos efluentes das lagoas anaeróbias, facultativas e maturação. Os parâmetros analisados tanto para o lodo de fossa quanto para os

Relacionados