Interferenci e difração da luz

712 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.). Pretende-se aqui estudar esses erros e suas conseqüências, de modo a expressar os resultados de dados experimentais em termos que sejam compreensíveis a outras pessoas. Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.
Tipos de erros
Erros grosseiros: são erros que resultam de uma desatenção do experimentador.
Erros sistemáticos: são erros oriundos de causas constantes e que afetam as medidas de um modo uniforme, deslocando o melhor valor sempre de uma constante.
Erro estatístico: mede de alguma forma a dispersão dos dados ao redor da média.
Erro absoluto: Diferença entre o valor exato de um número x e o seu valor aproximado x.
ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. Matematicamente: erro = valor medido valor real
DESVIO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que mais se aproxima do valor real. Na prática se trabalha na maioria das vezes com desvios e não erros.
Resumo
O presente relatório tem por finalidade o aprendizado no manuseio de instrumentações de medidas tais como: Paquímetros, Micrômetros e Balanças de Massa, cujas ordens de precisão diferem conforme o aparelho. A leitura e interpretação dos dados coletados e compilados para os cálculos desviam de medidas e propagação de erros, tem por objetivo fixar as informações apreendidas e aprendidas no decorrer da execução do exercício em laboratório experimental.
Os erros são

Relacionados

  • Microscopia 1
    2412 palavras | 10 páginas