INTERA ES MEDICAMENTOSAS ALOP TICAS FITOTER PICAS E ALIMENTARES COM O USO DA VARFARINA NA TERCEIRA IDADE

10280 palavras 42 páginas
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ALOPÁTICAS, FITOTERÁPICAS E ALIMENTARES COM O USO DA VARFARINA NA TERCEIRA IDADE

BANDIERA B. SILVIA

Revisão Bibliográfica – Pós Graduação em Farmacologia Clínica – Campinas.

INTRODUÇÃO
O envelhecimento humano é um fenômeno natural e inevitável que se dá desde o nascimento, acentuando-se a partir dos 60 anos sendo conhecido como a fase da terceira idade.
Estima-se que, em 2025, a população brasileira terá au­mentado cinco vezes em relação à de 1950, ao passo que o número de pessoas com idade superior a 60 anos terá aumentado cerca de 15 vezes. Esse aumento colocará o Brasil na condição de portador da sexta maior popula­ção de idosos do mundo em termos absolutos (SILVA R., et al. ,2012)¹. Desta forma, o tratamento e acompanhamento patológico/medicamentoso neste grupo de pessoas tornam-se cada vez mais imprescindíveis, ao mesmo tempo em que, desafiador aos profissionais da saúde.
O processo do envelhecimento acarreta inúmeras perdas e mudanças das funções fisiológicas, consequentemente, afeta consideravelmente a farmacocinética e a farmacodinâmica dos fármacos geralmente utilizados pelo grupo da terceira idade. É comum neste grupo, a utilização da polifarmácia, termo utilizado para quando o paciente consome 05 ou mais medicamentos eventualmente. Infelizmente, é normal além da utilização de medicamentos prescritos, o uso irracional de produtos não indicados e muitas vezes produtos caseiros - “chás” considerados naturais e inofensivos à saúde formando uma miscelânea farmacológica e maléfica ao usuário.
Segundo MARTINS P. F. et al., 2007²; são comuns os conceitos equivocados a respeito da segurança e da eficácia desses agentes. O fato de uma substância ser designada como “natural” obviamente não garante a sua segurança e as doses recomendadas para estas substâncias ativas podem ser muito maiores do que aquelas consideradas clinicamente seguras.
Por esta razão, o controle e a assistência dos profissionais da saúde devem ser redobrados a

Relacionados