Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAR OS SENTIMENTOS
Aprender a educar os sentimentos
“Não há nada a fazer”
Aprender a educar os sentimentos continua a ser hoje uma das grandes tarefas pendentes. Muitas vezes esquece-se que ossentimentos são uma poderosa realidade humana; e que – para o bem ou para o mal – são habitualmente aquilo que com mais força nos estimula ou nos reprime na nossa ação.
– E porque acha que se temdescuidado tanto essa educação?

Umas vezes, pela confusa impressão de que os sentimentos são algo obscuro e misterioso, pouco racional, e quase alheio ao nosso controle. Outras, porque se confundesentimento com sentimentalismo ou sensibilidade. E sempre, porque a educação afetiva é uma tarefa difícil, que requer muito discernimento e muita constância (se bem que isto não deveria surpreender-nos,pois o que é valioso nunca foi fácil alcançar).
Em qualquer caso, evitar essa tarefa significaria renunciar a muito, pois os sentimentos conferem à vida uma grande parte da sua riqueza.
Todoscontamos com a possibilidade de comandar em grande parte os nossos sentimentos. No entanto, com freqüência atuamos como se quase não pudessemos educar-se, e consideramos as pessoas – ou a nós mesmos – comotímidas ou extrovertidas, generosas ou invejosas, tristes ou alegres, carinhosas ou frias, otimistas ou pessimistas, como se isso fosse algo que corresponde a uma inexorável natureza quase impossívelde modificar.
É certo que as disposições sentimentais têm uma componente inata, cujo alcance é difícil precisar. Mas existe também a poderosa influência da família, da escola, da cultura em que sevive. E existe, sobretudo, o próprio esforço pessoal para melhorar.
– E os sentimentos têm influência nas virtudes?
Cada estilo sentimental favorece umas ações e entorpecem outras. Portanto, cadaestilo sentimental favorece ou entorpece uma vida psicologicamente sã, e favorece ou entorpece a prática das virtudes ou valores que desejamos alcançar. Não pode esquecer-se que a inveja, o egoísmo, a...
tracking img