INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE: INTERPRETAÇÃO DO DIAGRAMA DE UMA TURBINA A VAPOR GERADORA DE ENERGIA

969 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA

RENAN TROVO

APS-1 DE INSTRUMENTAÇÃAO E CONTROLE:
INTERPRETAÇÃO DO DIAGRAMA DE UMA TURBINA A VAPOR
GERADORA DE ENERGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CORNÉLIO PROCÓPIO
2013

1 INTRODUÇÃO

Turbinas a vapor é um equipamento que aproveita energia calorífica proveniente do vapor e a transforma em energia mecânica, sendo um equipamento com boa eficiência quando utilizado em condições de projeto. Essa energia mecânica pode ser utilizada para mover equipamentos e quando acoplado a um gerador de eletricidade, obtém-se a transformação da energia mecânica em energia elétrica, como é o caso da figura 1 apresentada abaixo.

Figura 1. Diagrama de uma turbina a vapor geradora de energia.
Fonte: Clovis Ronaldo da Costa Bento.

O objetivo deste trabalho era a interpretação do diagrama representado acima, identificando todos os componentes de instrumentação e controle da planta, interpretando e indicando o que cada componente faz.

2 METODOLOGIA

Para tornar possível a obtenção do objetivo desta atividade supervisionada, adotou-se como referência básica o material de Normas e

Simbologias de Instrumentação, cujo apresenta as normas ANSI/ISA-S 5 e
ABNT (NBR-8190), que têm por função a padronização dos símbolos e gráficos de instrumentações em plantas industriais, para facilitar leitura e evitar possíveis problemas com erros de interpretação.
Voltando ao diagrama da figura 1, primeiramente será apresentado uma breve explicação do fenômeno físico em questão. O vapor, possuindo alta energia térmica, é conduzido da unidade geradora de vapor, através de tubulações, até a entrada da turbina, local no qual acontece o choque do fluido de trabalho com as pás da turbina. A turbina movimenta-se, e consequentemente tira da inércia o eixo central, que tem por função girar o gerador de energia. O vapor, completa sua função, e, provavelmente,

Relacionados

  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas