INSTITUTO TEOL GICO QUADRANGULAR Bibliologia 02

826 palavras 4 páginas
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR Bibliologia
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 02
NOME: -
QUESTÕES:
1. Qual é a diferença entre Revelação e Inspiração? A Revelação fala a respeito do fato de Deus fazer-se conhecido e comunicar-se com o homem.
A Inspiração trata de “como” Deus se comunicou.
2. Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.
O processo de inspiração contém quatro elementos específicos, sem eles não teríamos a Sagrada Escritura.
1-Deus como causa – Deus é a fonte originária da Bíblia e este é o fator fundamental da doutrina da Inspiração bíblica. Deus revelou a sua palavra aos seus santos profetas e estes registraram.
2- A ação do Espírito Santo – Ocorreu em dois sentidos. No vertical e no horizontal. No sentido vertical se refere à revelação em si, ou seja, Deus revelando a verdade diretamente ao escritor.
O sentido horizontal se refere à inspiração, se refere à disseminação da Escritura, desde o registro escrito do autor passando pelo serviço de cópias sob o cuidado do Autor da Bíblia – Deus.
Isso ocorreu desde o tempo dos escribas, passando pelo período de imprensa, traduções, versões, até que o texto chegasse preservado, integro até os dias de hoje. A Bíblia demonstra que o Espírito Santo não pretendeu traçar tratados históricos ou científicos, detalhes biográficos ou do passado. O plano de Deus era a redenção do homem através de Jesus Cristo.
3- O homem como instrumento – Deus foi à causa primeira da transmissão da verdade bíblica e os cerca de 40 escritores escolhidos tornaram-se a fonte secundária os instrumentos mediadores na transmissão da verdade. Estes escreveram sob a poderosa e forte influência do Espírito Santo, não eram autômatos, expressavam a intenção total do coração de Deus que os movia para realizar esta tarefa grandiosa e inigualável.
4- A autoridade escrita – A Bíblia é o resultado final da verdade revelada pelo próprio Deus através dos profetas e isto a reveste de autoridade

Relacionados