Instituto de microcirurgia ocular - criatividade e inovação nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Criativos
Instituto de Microcirurgia Ocular
Criatividade e Inovação mas empresas







Índice

- Introdução

- A Empresa


- A Inovação na I.M.O

- Lista Qualitativa da Criatividade e Inovação na Empresa

- Conclusão



Introdução
Este trabalho feito no âmbito da cadeira de Processos Criativos, do curso de Comunicação Aplicada,tem por objectivo identificar a Criatividade e Inovação dentro de uma empresa. A Empresa em questão é o I.M.O. (Instituto de Microcirurgia Ocular). O I.M.O. é uma instituição particular, que se dedica à prestação de cuidados médicos e cirúrgicos de oftalmologia e cuja actividade se desenvolve no âmbito da medicina privada e dos seguros de saúde.
Neste trabalho iremos analisar aquilo que hoje emdia se considera o conceito de Criatividade e Inovação no meio empresarial.
Nesse sentido, para a gestão de uma empresa é necessário que esta seja capaz de enfrentar as adversidades a vários níveis, entre os quais, nível estratégico; gestão de mudanças; alterações de cenários; ambiguidades da procura e de valores.
A realidade em que vivemos nos dias de hoje obriga a que uma empresa seja capaz dese repensar e reconstruir, de maneira a manter a sua prosperidade, isto materializa-se em mudanças nos produtos e serviços, métodos e processos, tecnologias e equipamentos, estrutura de cargos e salários, cultura organizacional, mas principalmente no comportamento dos indivíduos. O aspecto fundamental dos factores enumerados anteriormente é a inovação que está subjacente á criatividade.
O líder daempresa assume um papel de grande importância no sentido em que é este mantém oportunidades em aberto para os elementos da empresa; motiva a equipa; mantém uma relação positiva com os membros da empresa; deve ter capacidade para propor novos desafios.
Para a empresa revelar a sua criatividade tem de ter capacidade para:
- Estar sempre motivada e actual;
- Dinamização interna;
- Reajustar-seàs necessidades emergentes.

A Empresa
Como anteriormente referido, a I.M.O é uma instituição médica particular especializada em oftalmologia. O objetivo desta é atingir a excelência na prestação de serviços médicos e cirúrgicos de oftalmologia. Uma empresa que está um passo á frente no que toca a atualização técnica, quer a nível de médicos ou utensílios técnicos disponíveis.

Existe umatendimento a doentes, personalizado, dando ao utente a capacidade de livre escolha do médico para este.
Em termos de tratamentos da área de consulta externa as instalações dispõem de três Lasers:
- Laser de Argon, Laser de Yag, Laser para a realização de Trabeculoplastia Seletiva e Laser para terapêutica fotodinâmica com verteporfina.
Existe ainda um Gabinete de Ortóptica.
Ao dispor destainstituição encontram-se dezoito médicos oftalmologistas, cinco médicos anestesistas, uma farmacêutica e duas ortoptistas.

A Inovação no I.M.O.
Como é e a Inovação no I.M.O.?
- Pode parecer um pouco repetitivo já, mas no I.M.O. existe uma grande preocupação em manter uma actualização técnica. A empresa possui um novo aparelho Intralase, Laser de Fentosegundo, foi o primeiro do país.
- A últimainovação foi a aquisição deste aparelho de laser, o qual ficaram um passo á frente no mercado português e europeu, pois têm clientes da maioria dos países da europa.

- O Intralase- Laser de FentoSegundo não necessita do recurso à lâmina do microqueratótomo, executa o corte do lentículo corneano com grande precisão.
Este utensílio trouxe para as cirurgias oculares maior segurança e umatecnologia capaz de executar tarefas como implantação de anéis intra-estromais, que antes eram feitas com lâmina. Uma inovação indiscutível na área da Oftalmologia.
- A nível de estruturas para a inovação da empresa e resolução criativa de problemas são feitas reuniões periódicas com todos os sócios proprietários e explicam-se todas as questões e desenvolvimentos evolutivos que podem vir a ser...
tracking img