INSTITUTO CONCI NCIA GO Tcc

3920 palavras 16 páginas
INSTITUTO CONCIÊNCIA GO
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA

DISCIPLINA EM SALA DE AULA COMO PROCESSO EDUCATIVO

ELAINE DE MORAIS B. SANTOS LILLY ANNE PORTO DO NASCIMENTO

GOIÂNIA
2010

INSTITUTO CONCIÊNCIA GO
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA

DISCIPLINA EM SALA DE AULA COMO PROCESSO EDUCATIVO

ORIENTADORA: Msc. Adriana Miller

GOIÂNIA
2010
DISCIPLINA EM SALA DE AULA COMO PROCESSO EDUCATIVO
Resumo: Disciplina, é hora de pensar sobre este assunto, que tende a se tornar cada vez mais importante. Afinal, disciplina é somente a face visível de uma questão mais abrangente e fundamental para o nosso futuro: a formação dos valores das nossas crianças e jovens. Pode parecer uma questão antiga, mas não é. Este trabalho de estabelecer valores de forma consciente e planejada - que podemos chamar de Educação Preventiva - é um desafio contemporâneo para pais e educadores, e é preciso assumi-lo. Noções como justiça, responsabilidade, autonomia, respeito a si e ao outro se mostram cada vez mais atuais, e influirão na capacidade de nossas crianças e jovens se realizarem em uma sociedade melhor.

Palavras chave: Disciplina, Escola, Educação.
1. ALGUMAS CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM O CONCEITO DE DISCIPLINA A formação do ser humano ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Dentro deste tema é preciso antes de tudo ressaltar o pensamento do francês Jean Jacques Rousseau. O homem em seu estado natural é bom, mas está submetido a influencia corruptora da sociedade (Rousseau em FERRARI, 2004: p.32).
A concepção deste filósofo vem sendo estudada, com objetivo de se entender o comportamento humano, os anseios e desejos do homem, e desvendar o principal valor ético e moral que leva o individuo a ser sociável.
Falar sobre a disciplina¹ é muito relativo porque o ser humano não deveria perder a sua liberdade. No entanto, ele a perde e se transforma em um ser disciplinado, caso

Relacionados