Insconsciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração Pessoal sobre a Leitura (comentários e duvidas)

O texto do inconsciente de Freud trás grandes esclarecimentos sobre o que é e como da o seu funcionamento, mas ao mesmo tempo em que eleexpande o nosso conhecimento, ele abre lugares para grandes duvidas.
De uma maneira bem sucinta, o inconsciente é o nosso lado mais primitivo, que busca através das pulsões a satisfação de seusdesejos e prazeres. E é impedido muitas vezes de se expressar pelo no pré-consciente. Mas não podemos dizer que o inconsciente somente é o que foi recalcado, ele abrange uma área ainda maior que isso.
Naparte em que Freud justifica o conceito do inconsciente, observamos como o nosso consciente é cheio de lacunas, e que essas lacunas, muitas vezes, são preenchidas por aspectos inconscientes que sóvamos possuir conhecimento de tal, após superarmos certas resistências e trazer a tona o inconsciente para a consciência, geralmente utilizando a ajuda psicanalítica.
Mas referente à parte em que elecomeçou a falar sobre lembranças, estados e conteúdos latentes, veio à tona a duvida, o que são essas latências? No texto diz que as lembranças latentes são os processos somáticos, e o os estadoslatentes são concebidos como estados mentais conscientes ou como estados físicos. E no caso também, o que seria um animismo primitivo?
Partindo para o ponto de vista topográfico, houve um questionamentonosso sobre o porquê do Freud não ter dado continuidade nas possibilidades da topografia psíquica. Ele deus duas possibilidades, mas acabou que ele não concluiu nenhuma.
Conseguimos entender de umamaneira razoável, de como os impulsos, as ideias, os afetos e as emoções em si atuam em nosso inconsciente. Mas, ao finalizarmos essa parte do texto, nos deparamos com a seguinte frase “o afeto, de modogeral, não se apresenta até que o irromper de uma nova representação no sistema Cs tenha sido alcançado com êxito.” . O que seria no caso isso?
Na parte da repressão, surgiram duvidas a respeito...
tracking img