Linguagem de baixo e alto nivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na ciência da computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código demáquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisaconhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Por se tratar de uma classificação subjetiva, isto é, semlimites bem definidos, não é possível afirmar que "determinada linguagem pode ser mais humana que outra". Apesar disso, por questão de praticabilidade e objetividade, a classificação geralmente se limitaem "linguagem de alto nível" e "linguagem de baixo nível".

Linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura docomputador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com aarquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly (não Assembler) que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.
As linguagens de baixo nível são divididasem duas categorias: primeira geração e segunda geração.
Primeira geração: A linguagem de primeira geração, ou 1GL, é o código de máquina. É a única linguagem que um microprocessador pode entendernativamente. O código de máquina não pode ser escrito ou lido por um editor de texto, e portanto é raramente usado por uma pessoa diretamente.
Segunda geração: A linguagem de segunda geração, ou 2GL, éa linguagem Assembly. É considerada de segunda geração pois embora não seja uma linguagem nativa do microprocessador, um programador que use a linguagem Assembly ainda deve compreender as...
tracking img