inovacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da Inovação

1. Introdução

A inovação, segundo o Manual de Oslo, é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, novo método de marketing, novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Há inovações incrementais que incluem a adaptação ou o refinamento deprodutos e serviços já existentes, bem como as inovações radicais quando ocorre a geração de produtos ou formas de produção completamente novas.

É necessário saber as diferenças entre a descoberta, a invenção e a inovação. Descoberta é quando tem algo escondido, desconhecido, alguém vai lá e descobre, por exemplo, o Brasil foi descoberto, descobriu-se que tem sal na água do mar. Já a invenção passapela criação de um construto, um protótipo, por exemplo, Santos Dumont fez o protótipo de um avião, de um relógio de pulso, porem ele não comercializou suas invenções. Caso tivesse comercializado suas invenções ele teria sido inovador, traduzindo suas invenções em negócio.

Inovação pode ser de produto (um novo produto no mercado), de processo (mudança no processo produtivo para dar maiseficiência), na organização (na forma como se articula o trabalho das pessoas) na logística (a distribuição física dos bens) e pode ser também uma mudança no modelo de negócios (um grande exemplo disso é o iPod – onde a Apple vende o aparelho e o que precisa para o aparelho funcionar, as músicas).

Inovação é mais do que tecnologia e ao mesmo tempo não é necessariamente sinônimo de tecnologia, ela podeocorrer sem o departamento de P&D. A inovação é fruto de muito trabalho sistemático, gerenciado e organizado. Ela pode ser estabelecida através de um processo, precisa de gestão e também precisa de uma boa organização.

As empresas devem inovar para se manterem competitivas, para aumentar sua competitividade e também para evitar o declínio. As empresas precisam melhorar os seus produtos eserviços, lançar novos produtos e serviços, pois seus concorrentes estão atentos. Um dos pontos mais altos da inovação é quando a empresa lança um produto inimaginável e cria uma necessidade.

Há duas estratégias típicas para inovação. A primeira é a empresa vender o seu produto o mais barato possível e disputar por preço no mercado, buscar uma estratégia de liderança em custo. A segunda estratégia éde diferenciação, conquistar o mercado pela inovação de bens e serviços e com isso tentar fazer com que os consumidores paguem um pouco mais por essa diferenciação.

A necessidade de inovação é puxada por vários itens. Primeiro os avanços tecnológicos – tecnologia da informação, nano tecnologia, biotecnologia, etc. Outro item são os novos hábitos de consumo, novos consumidores e a segmentação.Tem também a intensificação da competição, com a globalização e a rapidez da logística que reduz a estabilidade dos mercados. E por fim há mudanças no ambiente de negócios.

São diversos os tipos de inovação: inovação incremental, inovação radical e inovação disruptiva. Essas ideias não são necessariamente precisas mas fazem sentido para a organização e gestão da inovação na empresa.

A inovaçãodisruptiva é o processo no qual um produto ou serviço se ancora inicialmente em aplicações simples em franjas do mercado e pouco a pouco vai se movendo para fatias mais nobres de mercado, normalmente deslocando competidores ali estabelecidos.

As empresas que estão no mercado produzindo produtos tradicionais, ou seja, as empresas incumbentes, buscam satisfazer os seus clientes nos mercados quejá são conhecidos, dentro disso elas buscam melhorar os atributos, especificações, desemprenho do produto.

A grande estrutura das empresas faz com que as margens exigidas de novos produtos seja alta. Uma empresa iniciante não precisa ter uma margem muito alta, ela necessita cobrir os seus custos, por isso que muitos negócios começam com empresas novas.

Uma outra classificação de...
tracking img