Inovacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inovações no Futuro da Medicina

CARLOS SA
Departamento Engenharia Produção
Escola Politécnica da Universidade Sao Paulo USP
Av. Professor Luciano Gualberto, Trav. 3, 158
Brasil
Prof. Guilherme Ary Plonski PRO5742 Setembro 2012
carlos.sa@centerless.com.br; carlos.sa@brasilinovação;
http://www.centerless.com.br
Abstract: - Este artigo apresenta o desenvolvimento de umestudo prospectivo de aplicação dos conceitos de inovação aberta no desenvolvimento de Inovações no Futuro da Medicina como base a estabelecer as tendencias dos principais fatores influenciadores, e as principais tendencias de inovação nos focos tecnológicos do futuro da medicina.
Key-Words: - Saúde, Tecnologia, Inovação, Tendências, Pesquisas, Genoma, Brasil, Integração.

1. Introdução
Se porum lado, e de modo contraditório, a Constituição Brasileira (1988) definiu que a saúde é um direito do cidadão e dever do Estado, refletindo um pacto político e social para a criação de um Sistema Universal de Saúde, com os seguintes princípios:
* Universalidade: garantia de acesso de todos aos bens e serviços em saúde, independentemente do vínculo empregatício e da posição social;

*Integralidade: garantia de acesso de todos cidadãos aos bens e serviços que atendam às necessidades de saúde independentemente da complexidade tecnológica;

* Equidade: acesso equânime de todo cidadão aos bens e serviços de saúde, independentemente do nível de renda e da região e local em que vive.
a realidade (2012) não coincide com os conceitos, porque:
* Não existe até hoje, em 24 anos,(1988-2012) uma garantia de acesso de todos, mesmo considerando todos os planos de saude suplementares (50 milhôes usuários) pois as limitações aos serviços são exponencial e negativamente proporcional ao avanço da idade e das classe sociais;
~as

* Das necessidades básicas `asa complexas a estrutura de saúde não consegue suprir na sua integralidade;

* Pior, ainda, é o desequilibriodas oportunidades de acesso.
Dessa maneira, a busca de atingir estes resultados depende das politicas públicas, dos investimentos privados, da participação da comunidade usuária e, a inovação representa um caminho extremamente importante na busca dos resultados previstos na Constituição.
Os indicadores[1] do Brasil dos principais fatores que caracterizam os países na viabilização de inovação,comparativamente com os Estados Unidos, apresenta-se como:
Apesar dos processos regulatórios dos dois países possuirem padrões equivalentes, no Brasil os incentivos financeiros no apresentam-se reduzidos, os resultados de inovações praticamente inexistem e a participação das comunidades e pacientes são apáticas.
Apesar dos processos regulatórios dos dois países possuirem padrões equivalentes, noBrasil os incentivos financeiros no apresentam-se reduzidos, os resultados de inovações praticamente inexistem e a participação das comunidades e pacientes são apáticas.

2. Fatores influenciadores no Futuro da Medicina
Visando estabelecer politicas e diretrizes no Brasil, é preciso determinar os fatores influenciadores no desenvolvimento futuro da saúde originados dos diversos aspectosespecíficos da evolução da medicina e seus resultados junto a população.
2.1 Mudanças contínuas e prioridades
A evolução da medicina, qualidade de vida e outros fatores estão aumentando a longevidade humana e, como consequência, as perspectivas de media de vida.
Devido a estes fatos os indivíduos em condições crônicas demandam maiores necessidades de atendimento refletindo-se no aumento custosmédicos.
Os idosos exigem cuidados continuados de maneira exponencial.
A disparidade da população relacionada a
* Localização geográfica,
* Sexo
* Níveis de renda
* Planos assistenciais diferentes
* Evolução dinâmica das classes sociais
decorrem necessidades de novos estilos `as prioridades de assistência.
O aumento da violência na maioria das cidades brasileiras, originada...
tracking img