Mcu - experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIMENTO1032.050C

ALUNOS:Luiz Fernando Menezes de Santana , Natanael Barbosa da Silva, Joao Paulo Santos

DATA:30/10/2012

INTRODUÇÃO
Historia :
O movimento circular uniforme (MCU)consiste num tipo de movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é nãonulo apenas na componente normal. Podemos aproximar o movimento da lua como um MCU, por exemplo.

OBJETIVOS
Geral:
Identificar o MCU como um movimento periódico.
Especifico:
* Determinar oraio da trajetória.
* Conceituar e determinar o período, a frequência, velocidade tangencial e angular e aceleração centrípeta.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O movimento periódico
Quando se executa ummovimento em círculos e com velocidade constante, é fácil perceber que sempre se completará uma volta no mesmo intervalo de tempo. Por isso esse movimento é classificado como movimento periódico.

Omovimento periódico em si pode ser definido por duas grandezas que são o período e a freqüência. O período é o tempo que o móvel leva para completar uma volta e a freqüência é o número de voltascompletadas em um determinado intervalo de tempo.

|

Freqüência e período se relacionam facilmente. Se o móvel executar uma volta, teremos que n = 1 e o intervalo de tempo para isso será o período,que aqui será simbolizado pela letra T. Então teremos que a freqüência é o inverso do período.

|

Sempre que um corpo se movimenta em uma trajetória não retilínea, age sobre ele uma força cujoefeito é alterar sua direção, para que o móvel possa percorrer a trajetória curva. Essa força é chamada de força centrípeta. 
Centrípeta significa literalmente: o que se dirige para o centro. 

Deacordo com a segunda Lei de Newton, essa força é capaz de proporcionar no corpo uma aceleração, sempre perpendicular ao vetor velocidade e orientada para o centro da curva. Essa aceleração é chamada...
tracking img