Inorganica 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Magnésio:

O magnésio é importante para a vida, tanto animal como vegetal. A clorofila é uma substância complexa de porfirina-magnésio que intervem na fotossíntese.
É um elemento químico essencial para o homem. A maior parte do magnésio no organismo encontra-se nos ossos e, seus íons desempenham papéis de importância na atividade de muitas co-enzimas e, em reações que dependem da ATP. Tambémexerce um papel estrutural, o íon de Mg2+ tem uma função estabilizadora para a estrutura de cadeias de ADN e ARN.
A sua carência nos humanos pode causar: agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, perturbação da pressão sanguínea (tanto com hipertensão como hipotensão), insónia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações,cálculos renais e taquicardia. Essencial para a fixação correta do cálcio no organismo; a deficiência de magnésio pode causar endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas; sua carência pode causar descalcificação nos ossos (osteoporose).
A principal função bioquímica do magnésio é a fotossíntese. A clorofila contendo magnésio, através da energia fornecidapelo sol, converte a água e o dióxido de carbono em açúcares, a fonte básica de energia dos organismos vivos, e oxigênio:
|[pic] |

e é esse oxigênio o responsável pela imensa biodiversidade encontrada no nosso planeta. Além disso, é de se especular que, sem a energia fornecida pelos açúcares, teria sido muito difícil para a vida noplaneta ter evoluído das plantas aos animais herbívoros, e, é claro, a nós mesmos. O interessante dessa necessidade da natureza pelo íon magnésio é que ele não é reativo, pois existe em um único estado de oxidação, o +2. Assim sendo, o íon simplesmente "senta" no meio da molécula de clorofila, como se a sua função lá fosse somente "segurar" a molécula dentro de uma determinada configuraçãoespecífica. Assim, as transferências de elétrons envolvidas na fotossíntese ocorrem independentemente do íon metálico em si, mas não acontecem de forma alguma na sua ausência.
Tanto o magnésio quanto o cálcio, estão presentes nos nossos fluidos corpóreos, mas de uma forma diferente daquela dos metais alcalinos. Naquele caso, era o potássio que era bombeado para dentro das células e aqui o íon cálcio quese acumula nos fluidos intracelulares, com o pequeno magnésio se acumulando dentro das células. Tanto o magnésio quanto o cálcio são essenciais aos mamíferos.
O magnésio é aparentemente essencial para o funcionamento do sistema neuromuscular. Ele é encontrado em todas as células do nosso corpo, mas em concentrações elevadas pode levar ao colapso do sistema nervoso central.
Os rins excretam omagnésio com muita facilidade, por isso raramente irá ocorrer o envenenamento por magnésio. Além de suas funções bioquímicas específicas, compostos inorgânicos do magnésio, como o hidróxido e o sulfato (sal de Epson) são indicados contra a acidez estomacal.
Os metais alcalinos sódio e potássio e os alcalino-terrosos magnésio e cálcio são os quatro metais mais abundantes nos sistemas biológicos.Conseqüentemente, síndromes de deficiência associadas a esses elementos são relativamente raras, pois virtualmente qualquer dieta padrão garante uma ingestão normal de todos eles. Não obstante, essa situação tem começado a mudar drasticamente nas sociedades modernas onde, por exemplo, muitos animais são criados em ambientes controlados com dietas de crescimento estritamente reguladas, e os sereshumanos estão notavelmente sujeitos a perdas continuadas de eletrólitos, devido a situações de estresse, excesso de atividades esportivas, ou importantes mudanças nos hábitos alimentares. Essas situações afetam particularmente os níveis de magnésio, que é o menos abundante dos quatro elementos acima citados.
Por essa razão, a suplementação de magnésio tem-se transformado em um aspecto relevante...
tracking img