Infra-estrutura de hardware - vpn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Hardware
GRUPO 5 - VPN
NOME DA EMPRESA: REDE DE HOTÉIS CAPITAL

EDILBERTO SILVA1, ALEX SANDRO DE OLIVEIRA (MATRÍCULA: 1023219) 2, PAULO DIONISIO GOMES (MATRÍCULA: 1023387) 2, PAULO EDSON ROSARIO SILVA (MATRÍCULA: 1023231) 2, RUY DA SILVA PEREIRA JUNIOR (MATRÍCULA: 1023233) 2, JEFFERSON PAIVA DUTRA (MATRÍCULA: 1023340) 2, VALTENIR RODRIGUES DE SOUZA(MATRÍCULA: 1023235) 2, JOAO AUGUSTO DA CRUZ TAVEIRA TABORDA (MATRÍCULA: 1023110)

1 Professor Orientador da disciplina Infra-estrutura de Hardware
2 ALUNOS DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA

FACULDADE SENAC-DF – UNIDADE 903 SUL

E-MAILS: EDILMS@YAHOO.COM, ALEX1981@GMAIL.COM, DGOSPELRAP@GMAIL.COM, PEEWDE@GMAIL.COM, RUY.FACSENAC@GMAIL.COM, JPD.DUTRA@GMAIL.COM,VALTENIRSOUZA@HOTMAIL.COM, SENAC.JOAO@GMAIL.COM

DATA: 10/2010

1. INTRODUÇÃO

Apresentamos neste projeto, solução para comunicação entre filiais e matriz da rede de Hotéis Capital. Com a necessidade de obter um custo menor, maior velocidade, confiabilidade e segurança na comunicação entre as filiais, recorremos à tecnologia de uso da VPN (conexão dedicada privada), para melhorar o processode tomada de decisões. Devido ao elevado valor dos diversos componentes de rede, observamos ser mais viável financeiramente a integração de diversos serviços de comunicação, em uma única plataforma de comunicação de alta capacidade. Assim, é mais atrativo do ponto de vista econômico, manter diversas VPNs implementadas em um único meio comum de comunicação físico, em vez de várias pequenas redesindependentes, cada uma servindo a apenas uma rede cliente.

2. Tecnologia VPN

Uma VPN realiza uma conexão entre duas ou mais redes privativas por intermédio de uma rede pública ou privada. Além disso, oferece um sofisticado nível de segurança utilizando a criptografia onde os dados trafegam num formato cifrado e encapsulado. Caso sejam interceptados por usuários desautorizados, não deverãoser decodificados, garantindo a privacidade da informação. O tunelamento é a denominação do caminho lógico percorrido pelo pacote ao longo da rede intermediária. Após alcançar o seu destino, o pacote é desencapsulado e encaminhado ao seu destino final. A criptografia de chave pública utiliza a combinação de uma chave privada e uma chave pública.

A chave privada só é conhecida pelo seucomputador, enquanto que a chave pública é dada por seu computador a todo computador que queira comunicar-se de forma segura com ele. Para decodificar uma mensagem criptografada, um computador deve usar a chave pública, fornecida pelo computador de origem, e sua própria chave privada.
Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs, e um dos fatores mais relevantes ao projetá-la, é aredução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. Outro fato que pode ser citado é a facilidade de instalação. [1]

3. A Organização

A Rede de Hotéis Capital, presente no mercado brasileiro há 20 anos, com matriz no Setor Hoteleiro Sul de Brasília e filiais em São Paulo, Salvador, Porto Alegree Belém, é um grupo alinhado com a missão de servir aos clientes com hospitalidade, atitude e estilo próprio na busca incansável pela excelência, gerando alto retorno com sustentabilidade e valorização dos empreendimentos.
No momento, a Rede de Hotéis Capital utiliza a tecnologia de Link Dedicado que conecta a rede à internet via canal óptico exclusivo, que a nosso ver é inadequada e cara.Com a necessidade de obter um custo menor na comunicação entre as filiais, uma tecnologia adequada seria a VPN (conexão dedicada privada). [2]

A infraestrutura de hardware atual da Rede de Hotéis Capital é mostrada na figura 1.

[pic]
- FIGURA 1

4. Levantamento das necessidades da Organização

As principais necessidades da Rede de Hotéis Capital em relação à tecnologia Link...
tracking img