Informe

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
O jasenismo e o galicanismo, como também muitos filósofos europeus, se tornavam cada vez mais objetos de desejo do enfraquecimento do clero nacional. Sabemos da contradição na realidade brasileira, sociológica e econômica de um lado, diante da legalidade institucional.
Limitemo-nos, aqui, assinalas o que diz respeito ao jansenismo e galicanismos adaptados e como tudo isso será plasmado no seiobrasileiro.
São Felipe de Ney fundara, em Roma, um grupo congregando sacerdotes seculares, elevado em 1575 a congregação sem votos. Sem rigidez estrutural, o modelo pareceu conveniente ao Cardeal francês Pierre de Bérulle, para reunir o disperso clero do seu país, que fora influenciado pelo jansenismo e galicanismo.
Neste contexto, o jansenismo sofreu violentos golpes, aparentemente foraderrotado.
A introdução dos oratorianos em Portugal e sua influência em todas as ordens continuam sendo uma página obscura da história brasileira, infelizmente subserviente aos interesses do jesuitismo.
Os oratorianos, em Portugal, não costumavam importar padres da França ou Itália; eram sacerdotes locais que adotavam a inspiração e os estatutos de um país e de outro.
Pombal logo observou que a índolee origem dos oratorianos prestavam-se, por excelência, ao programa de modernização de Portugal, numa instituição pré-saint-simoniana. Com o advento de Pombal, o Oratório ganhou ainda maior impulso: D João V prestou a esta congregação extrema proteção.
Sem a ajuda dessa congregação, o triunfo das novas ideias teria sido senão impossível muito demorado no século dezenove e sem o alcance que teve.E graça ele conseguiram reformar até os estudos da Universidade de Coimbra, quando triunfou o sistema jansenico-galicano.
Em 1º de novembro de 1755, Lisboa conheceu o famoso terremoto que a liquidou. Esse evento sublinhou o início da ascensão de Pombal. A cidade ficou arrasada; e, no meio da ruína geral, deu o Marquês à fórmula do procedimento “enterrar os mortos, cuidar dos vivos e fechar osportos”.
Quando o Iluminismo português se esgotou, coube aos oratorianos seguir também o caminho do exílio, em 1834, expulso pelos liberais que, por sua vez, seriam sucedidos pelos socialistas, nas dialéticas contraposições da história.
Os oratorianos chegaram a produzir grandes vultos da cultura lusitana, as ideia oratorianas chegaram ao Brasil em Pernambuco, na pessoa do padre João DuarteSacramento, as sementes do Iluminismo não tardaram a florescer na mesma diocese.
Com a influência intelectual dos oratorianos, introdutores do espírito crítico de Portugal na renovação da mentalidade portugueses condisse realmente o advento de um dos mais brilhantes períodos da nossa erudição.
Esse evento sublinhou o início da ascensão de Pombal. A cidade ficou arrasada; e, no meio da ruína geral, deuo Marquês a fórmula do procedimento: “enterrar os mortos, cuidar dos vivos, e fechar os portos”.
A congregação dos oratorianos veio de encontro às necessidades do Marquês e exerceram uma função das mais nobres e briosas para reerguer o país do seu lastimável estado de pobreza científica, atraso intelectual e escândalos religiosos. Mesmo que para isso fosse obrigado a expulsar os jesuítas do soloportuguês.
Aquele segundo o qual toda a recuperação do prestígio completo do poder secular somente se daria a partir de um combate cerrado e radical ao poder eclesiástico. O jansenismo tem raízes na Reforma, na concepção do homem, do mundo, que dela deriva.

Mais tarde, no final do século XIX, o filósofo português Antero de Quental (1871) analisou o assim chamado catolicismo do concílio deTrento como uma das principais causas da decadência dos povos peninsulares, numa conferência que teve profunda repercussão e ainda não perdeu totalmente a sua atualidade nos dias de hoje.
No começo da segunda metade do século XVIII via Pombal, o ministro todo poderoso de D. José, refletindo a opinião dos espíritos lúcidos de Portugal, a necessidade inadiável de uma mudança radical da mentalidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • informe
  • Informe psicopedagógico
  • Informe psicopedagógico
  • informe tarrow
  • Informe Psicopedagógico
  • Informe practicas
  • informe psicopedagógico
  • Informe de lectura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!