Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vírus



Aracruz/ES
2013
Centro integrado de Aracruz

Vírus

Trabalho de informática
Do 1ºano A para professora
Luciana.

Nomes: Aiudson Cherque
Clarice Otaviano Alves
Eliena Perini Cazotto
Felipe da Silva Pereira
Samara Porto
Thainá Souza
Wanderson da Silva Marcelino
Willian Lacerda Mutz

Aracruz/ES
2013
Índice
O queé?......................................................................04
Como e quando surgiu?................................................05
Quais são os mais recentes?..........................................06
Quais são as conseqüências?........................................10
Quais os meios de prevençao?.......................................14
Quais os meios de combatê-los?................................15Ilustraçoes...................................................................16
Bibliografia...................................................................17

4.O que é?
Vírus de computador são programas desenvolvidos com fins maliciosos. Podemos encontrar algumas semelhanças de um vírus de computador com um vírus orgânico. Assim como ambos necessitam de um sistema ou um programa hospedeiro, o vírus decomputador é capaz de se propagar de forma quase insuspeita e, tal como a gravidade dos vírus dos seres humanos – que variam de uma gripe de 24 horas a um ebola –, os vírus de computador variam desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destrutividade.
O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho dele, de destruir arquivos e se espalhar para outroscomputadores. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e números de cartão de crédito.














-04-


5.Como e quando surgiu?
A história dos vírus remonta ao final da década de 40. As primeiras teorias sobre programas auto-reproduzíveis foram desenvolvidas nessa época. Pouco mais de 30 anosdepois, os primeiros vírus para computador foram identificados "à solta", "in the wild", como se diz em inglês.
Talvez para surpresa de muitos usuários cotidianos de computadores, os vírus chamados de 1, 2 e 3 afetavam máquinas Apple II e eram disseminados por jogos pirateados. Outro nome dado ao primeiro desses vírus é Elk Cloner, que exibia um poema no monitor.
No fim de 1983, o primeiro vírusexperimental documentado começou a ser desenvolvido pelo engenheiro elétrico norte-americano Fred Cohen, para apresentação em um seminário sobre segurança da computação. O programa foi criado em um sistema Unix, e o termo biológico passou a ser usado para designar esse tipo de software. Até hoje, Cohen é considerado o "pai dos vírus de computador".
O primeiro vírus para MS-DOS, batizado de"Brain", surgiu em 1986. Ele infectava apenas disquetes e ocupava todo o espaço disponível no disco. Qualquer disquete inserido em uma máquina contaminada era afetado e passava a exibir como rótulo o texto "© Brain". Esse também foi o primeiro vírus com capacidade de ocultar-se do usuário, já que mostrava o espaço ocupado pelo vírus como disponível. Nesse mesmo ano, o primeiro cavalo de Tróia, PC-Write,foi lançado.
Já em 1987, os vírus começaram a causar dores de cabeça reais para administradores de sistema. O Lehigh foi o primeiro a infectar o command.com, um software básico do sistema operacional DOS, e o Suriv-02 infectava arquivos executáveis. O Suriv (Vírus, escrito ao contrário) era uma série que culminaria no Jerusalém, vírus ativado todas as sextas-feiras 13, que apagava qualquerarquivo acessado nesses dias. Ao lado destas pragas, um programa que se replicava rapidamente (cerca de 500 mil cópias por hora), batizado de Christmas (Natal, em inglês), atingiu grandes computadores da IBM.
Os Macintosh passaram a ser atacados em 1988, pelo vírus MacMag. O primeiro "worm" para Internet, chamado de Morris, também foi lançado nesse ano, paralisando muitos computadores. Essa crise...
tracking img