Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTROLOGIA

1- Conceito de juntura e articulação

Dá-se o nome de articulações ou junturas a maneira pela qual os ossos estabelecem contato entre si constituindo as dobradiças que, sob a ação dos músculos, permitem os movimentos do corpo. Os ossos podem articular-se pelas suas faces, pelas suas margens e pelas suas extremidades.Os ossos longos articulam-se pelas extremidades Ex.: o fêmur coma tíbia.
Os ossos curtos articulam-se pelas suas faces. Ex.: os ossos do carpo e do tarso. Os ossos planos articulam-se pelas margens. Ex.: os ossos do crânio. Faz exceção todavia o osso do quadril que se articula com a cabeça do fêmur pela face.

2- Origem e divisão das articulações

As articulações classificam-se segundo a natureza do tecido que se interpõe às superfícies dos ossos quea constituem e de acordo com o movimento realizado pelas articulações.
De acordo com sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em três tipos: fibrosa, cartilaginosas e sinoviais.

2.1 Articulações fibrosas

Incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso. Há muito pouco movimento entre as extremidades dos ossos, e não seexecuta nenhum movimento apreciável (SINARTROSES (SYN = junto com união; ARTHRON = articulação), isto é, uma articulação imóvel. Movimentos de pequena amplitude são, de fato, executados em algumas sinartroses. Há dois tipos principais de articulações fibrosas: Suturas e Sindesmoses. Existe ainda as Gonfoses.
a) Suturas - Há pequena quantidade de tecido fibroso interposto aos ossos. Aparecem na maioriados ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas por osso ( SINOSTOSE (isto é, manter unido por osso).
OBS: Fraturas do crânio são bastante comuns em um adulto, mas muito menos em crianças. O crânio de uma criança é elástico aos golpes por causa da natureza do osso e da camada de tecido conjuntivo fibroso no interior das suturas. O crânio de um adultoassemelha-se a uma casca de ovo no qual falta elasticidade. Co freqüência irá lascar com o impacto.

b) Sindesmoses - Unido por bandas ou faixas. Podem permitir algum movimento, melhor descritos como “ELASTICIDADE”, mas não permitem movimentos verdadeiros. A quantidade de tecido fibroso é maior, havendo maior distância entre os ossos articulados. A articulação entre as extremidades distais datíbia e da fíbula, e entre o corpo de rádio e ulna bem como entre o corpo da tíbia e fíbula – onde os ossos estão mantidos juntos por membranas interósseas – são exemplos de SINDESMOSES.
c) Gonfoses- Articulação entre os processos alveolares da maxila e da mandíbula e os dentes, no qual existe um ligamento periodontal
OBS: Doenças periodontais ocorrem nas gonfoses, e referem-se à inflamação edegeneração da gengiva, ligamentos periodontais e tecido ósseo alveolar. Com esta doença, os dentes ficam soltos e placas se acumulam nas raízes. Doença Periodontal pode ser causada por falta de higiene oral, dentes compactados (falta de alinhamento) ou irritantes locais, como alimento incluso, mastigação de tabaco ou fumaça de cigarro.

2.2 Articulações cartilaginosas
Constituem de cartilagemhialina ou fibrosa. Realizam pequenos movimentos ( ANFIARTROSES ( AMPHI – de ambos os lados). Há dois tipos: SINCONDROSES E SÍNFISES.
a) Sincondroses - Ossos unidos por cartilagem hialina (SYNCONDROSIS = unidos por cartilagem). Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso. Esta substituição ocorre entre epífises e a diáfise dos ossos longos (onde ascartilagens epifisárias [METÁFISES] são substituídas) e entre certos ossos do crânio. As cartilagens formadas entre as 10 primeiras costelas e suas cartilagens costais são sincondroses permanentes.
OBS: A fratura de um osso longo em crianças pode ser extremamente séria se envolver a lâmina epifisial de uma articulação Sincondrose, mitoticamente ativa. Se tal lesão permanecer sem tratamento, o...
tracking img