Informatica e geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMATICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS



Mara Rúbia de Souza

Mara Manske
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (0379) – Prática Educativa do Modulo I
26/06/2011



RESUMO


Este paper focaliza a contribuição que e a informática educativa traz para uma aprendizagem mais eficaz e sugestiva. O ensino de Estudos Sociais por meio douso do computador permite aos educandos dinamismo e interatividade, dado que os recursos tecnológicos podem tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Sendo assim, a utilização da informática é importante, e esta se revela uma aliada preciosa da prática pedagógica, que visa o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social do aluno e a construção de uma aprendizagem prazerosa esignificativa.


Palavras-chave: Informática Educativa. Aprendizagem Significativa. Interatividade.



1 INTRODUÇÃO


Os avanços das tecnologias midiatizadas modificam o rumo da educação e contribuem de forma enriquecedora para o processo de aprendizagem na atualidade.


A evolução, a globalização e a informatização dos meios de comunicação são essenciais e indispensáveis para ohomem moderno que necessita de um ambiente escolar extremamente significativo e construtivo, levando-o o mais próximo possível à realidade e a um desenvolvimento constante e integral.


Para isso a educação começa a buscar maneiras de direcionar e desenvolver métodos de ensino tendo como meio a tecnologia da atual conjuntura pedagógica.


Portanto, a informática na educação, maisespecificamente no ensino de estudos sociais, deverá ocorrer através de meios que utilizem o processo midiatizado de ensino-aprendizagem, trabalhando o conhecimento geográfico através de programas que possibilitem o aluno construir seu próprio conhecimento.


É exatamente este tema que será abordado no presente trabalho, apontando uma redefinição nos rumos da informática na educação.2 A INFORMÁTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


A dinâmica do mundo atual gera a rapidez de acontecimentos, as tecnologias, especialmente as telecomunicações paralelas a esse avanço proporcionam um fluxo de informações constantemente atualizadas.


A comunicação sincrônica estabelecida pelas tecnologias midiatizadas mudam a relação do homem com o mundo, visto queencontramos a informática presente em todos os segmentos da sociedade.


As instituições escolares não devem ficar exclusas desta realidade, adequando-se e incorporando os avanços tecnológicos à prática educativa.


Segundo Lévy (1996), as tecnologias da informação e comunicações na atualidade estabelecem uma nova maneira de reflexão sobre o mundo que vem substituindo princípios,valores, processos, produtos e instrumentos que mediam a ação do homem com o meio.


Para que as aplicações dos recursos tecnológicos no ensino aconteçam de maneira positiva é preciso considerar os vários aspectos da aprendizagem.


A teoria elaborada por Ausubel, Moreira e Buchweitz, prioriza a aprendizagem cognitiva, subsunçores, diz que os conhecimentos previamente apreendidos peloeducando influenciam no processo de aprendizagem. Funcionam como ponto de ancoragem onde todo novo dado é assimilado e armazenado na razão direta da qualidade da estrutura cognitiva prévia do aprendiz, integrando aquilo que o educando já conhece. Resultando numa interação evolutiva entre Novos e Velhos dados. Essas informações inter-relacionadas caracterizam a aprendizagem significativa. Osrecursos utilizáveis de texto, bem como os de som e imagem, podem agir como organizadores prévios que servirão como subsunçores para o educando. (MOREIRA &BUCHWEITZ, 1993)


A informática é um instrumento de comunicação de dados que interessa à educação, visto que esse recurso tecnológico torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras.

A dinâmica mundial exige do ensino de estudos...
tracking img