Info

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO CONSTRUÇÃO DE WEBSITES

Aline Michelle Ellen Oliveira Maria do Carmo Alves da Silva Patrícia Virgínia de Souza Magalhães Sueli Gonçalves da Silva

APOSTILA DE INTRODUÇÃO À LINGUAGEM HTML

HTML significa HyperText Markup Language - Linguagem de Formatação de Hipertexto. Todo documento HTML apresenta elementos entre parênteses angulares (< e >). Esses elementos são as etiquetas (tags)de HTML, que são os comandos de formatação da linguagem. A maioria das etiquetas tem sua correspondente de fechamento, representada com uma “barra” ( / ): ... Isso é necessário porque as etiquetas servem para definir a formatação de uma porção de texto, e assim marcamos onde começa e onde termina o texto com a formatação especificada por ela. Exemplos de Tags - documento - cabeçalho - título dapágina - corpo do documento a - define título nos tamanhos 1 a 6 - novo parágrafo - quebra de linha - define uma linha horizontal - define um comentário HTML é um recurso muito simples e acessível para a produção de documentos. Não existem programas em HTML, pois HTML não é uma linguagem de programação, mas de formatação (marcação). Portanto, a rigor não existem "programadores" de HTML.EDIÇÃO DE DOCUMENTOS HTML Existem Editores HTML chamados WYSIWYG (what you see is what you get - o que você vê é o que você tem). Eles oferecem ambiente de edição com um resultado final das marcações (pois o resultado final depende do browser1 usado para visitar a página). Alguns bastante conhecidos são por exemplo: FrontPage, Dreamweaver, Mozilla Composer, NVU e Quanta Plus.

Além dos editoresespecíficos para HTML, Editores de Textos bastante utilizados, como o Word, e o writer entre outros, permitem a exportação de seus documentos próprios para o formato HTML (menu Arquivo, Salvar como, Salvar_como Tipo). Um documento HTML, normalmente terá extensão .html ou .htm

As etiquetas (tags) HTML não são sensíveis à caixa, ou seja, tanto faz escrever , , , , etc. Não tem diferença entremaiúsculas e minúsculas. Os documentos se dividem em duas seções principais, que veremos a seguir.

SEÇÃO contém informações sobre o documento. O elemento , por exemplo, define um título, que é mostrado no alto da janela do browser. Exemplo: Página do Fulano de Tal Todo documento WWW deve ter um título; esse título é referenciado em buscas pela rede, dando uma identidade ao documento. Aoadicionar uma página aos seus Favoritos (Bookmarks), o título da página se torna a âncora de atalho para ela. Por isso é sugerido que os títulos dos documentos sejam sugestivos, evitando-se títulos genéricos como "Introdução", por exemplo. O título também é bastante significativo para a listagem de uma página nos resultados de pesquisas nos sites de busca da Internet SEÇÃO Tudo que estiver contidoem será mostrado na janela principal do browser, sendo apresentado ao leitor. pode conter cabeçalhos, parágrafos, listas, tabelas, links para outro documentos, imagens, formulários, animações, vídeos, sons e scripts embutidos. Atributos de Através de atributos de , podemos definir cores para os textos, links e para o fundo das páginas, bem como uma imagem de fundo (marca d’água): Onde:BGCOLOR: Background Color, ou seja, cor de fundo da página. Quando não é indicada a cor de fundo, o browser irá mostrar uma cor padrão, geralmente cinza ou branco. TEXT: Cor dos textos da página (padrão: preto). LINK: Cor dos links (padrão: azul). ALINK: Cor dos links quando acionados, clicados (padrão: vermelho). VLINK: Cor dos links depois de visitados (padrão: azul escuro ou roxo). Seus valores sãodados em hexadecimal, equivalentes a cores no padrão RGB (Red, Green, Blue). Existem tabelas de cores com esses valores, mas grande parte dos editores já oferece uma interface bem amigável através da qual escolhemos as cores desejadas, sem nos preocuparmos com números esdrúxulos tais como #FF80A0.

Browsers que seguem a definição de HTML 3.2 em diante, também aceitam 16 nomes de cores, tirados...
tracking img