Info

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modificando Fontes chaveadas Modificação da Fonte leadership Gamer 700W com resistores A fonte Leadership, modelo Gamer 700W foi a que apresentou a melhor relação custo x benefício pois pode ser encontrada a um preço bem aceitável e tem um rendimento muito bom, mas no caso desta fonte foi escolhida a modificação com resistores ao invés do uso do diodo zener. A modificação com resistores fez quea fonte apresenta-se um comportamento constante, sem oscilações e com menos problemas que a modificação com diodos. Antes de começar vai aqui um aviso: nem todas as fontes da Leadership são iguais, sendo que algumas diferenças podem ser encontradas. Na medida do possível ao longo desta descrição estarei fazendo alguns comentários sobre essas diferenças. Começando com algumas das vantagens do usoda modificação com resistores: -É praticamente universal, ou seja, funciona em quase todos os modelos e fabricantes - Permite - se o montador desejar - um ajuste variável de tensão de saída - É mais imune a RF, apresentando poucos ou nenhum problema causado por retorno de RF. - É mais segura pois não existe a possibilidade do diodo zener entrar em curto. O único inconveniente é que deve-se teruma quantidade relavivamente grande de valores ( em ohms) para se alcançar o valor de tensão desejado. Forma de modificar: 1 – Abra a fonte, solte a placa , dessolde os fios AC branco e preto e os fios vermelhos, dessolde tambem os fios da saída da fonte que não serão utilizados. Deixaremos apenas os fios amarelos e o mesmo número de fios pretos. O fio verde tambem não deve ser retirado . 2 –Verifique o filtro de entrada. Algumas fontes não tem este filtro. Outras tem um filtro adicional no encaixe do cabo AC. Na fonte da foto abaixo não existia o filtro de entrada. O mesmo foi fabricado . Os dados estão na sequência.

Se não tiver o filtro vc vai ter que coloca-lo, bem como os capacitores (de cor amarela). Os capacitores são do tipo X, no valor de 1Kpf, com 1Kv de isolação O Indutor éfeito com 15 espiras bifilares de fio rígido encapado em um núcleo toroidal de ferrite (qualquer tamanho) São tambem colocados 2 núcleos binoculares de Ferrite ( Veja na foto acima os fios amarelo e preto que saem da placa próximos da ventoinha) nos fios de entrada AC na Placa. Uma maior redução de ruído pode ser obtida colocando-se alguns capacitores em paralelo com os diodos retificadores deentrada. Essa melhoria foi constatada pelo Luciano PY2BBS e uma descrição bem detalhada dos resulatdos obtidos, inclusive com arquivos de áudio, pode ser vista na página dele : http://www.py2bbs.qsl.br:80/chopper_rfi.php O esquema dessa implementação pode ser visto abaixo:

A parte em azul são os componentes que foram acrescentados. No caso de sua fonte possuir o indutor filtro de entrada eseus capacitores, os capacitores C8 e C9 não precisam ser colocados. Solde os capacitores com os terminais o mais curto possível. 3 – Agora remova os dois parafusos que fixam o dissipador que tem os diodos retificadores e dessolde os terminais dos diodos. Veja na foto abaixo:

Observe que o diodo da saída de 12V é o menor! Troque o diodo do 12V pelo diodo do 3,3V, pois ele suporta uma corrente deatá 40A. Retire os demais diodos. Em alguns modelos utiliza-se o mesmo diodo retificador para o +5 e para o +3,3. Nesse caso qualquer um deles pode ser utilizado. Lembre-se de passar um pouco de pasta térmica no diodo e no dissipador. Mas só um pouco. Não lambuze o conjunto.

Resolde o diodo na placa e recoloque os parafusos de fixação do dissipador Na placa existe um pequeno sensor detemperatura que ( na fonte original) ficava prox. ao diodo do +5V. Use dois pequenos terminais metálicos (lide de componente) para reposiciona-lo prox. ao “novo” diodo do +12 V

4- Remova o indutor toroidal de cor verde ( ele é o indutor do 3,3V). Guarde-0mpois ele pode ser útil futuramente. 5 –Siga a trilha da saída do +5V ( a que tinha os fios vermelhos) e retire o indutor (pequeno):

Retire os...
tracking img