INFLUÊNCIA DO TEMPO DE AMAMENTAÇÃO NA OCORRÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL

7118 palavras 29 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE AMAMENTAÇÃO NA
OCORRÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL

Aline Inês Dullius
Franciele Cordeiro Machado
Lilian Lopes Oliveira

Lajeado, setembro de 2013

Aline Inês Dullius
Franciele Cordeiro Machado
Lilian Lopes Oliveira

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE AMAMENTAÇÃO NA
OCORRÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL

Projeto

de

pesquisa

realizado

na

disciplina de Ética, Bioética e Legislação
Profissional

como

exigência

para

obtenção de nota parcial.

Professora: Fernanda Scherer Adami

Lajeado, setembro de 2013

RESUMO

A prevalência da obesidade infantil vem aumentando gradativamente, sendo grandes as chances de crianças obesas se tornarem adultos com sobrepeso. Desenvolvese este projeto na perspectiva de avaliar a influência do tempo de amamentação na ocorrência da obesidade em crianças. Será um estudo de corte transversal com crianças na faixa etária de dois a cinco anos, do sexo masculino e feminino, provenientes de escolas de educação infantil vinculadas à prefeitura da cidade de Marques de Souza/RS.
Serão consideradas, crianças que receberam aleitamento materno em período inferior a quatro meses e até os dois anos de idade. As mães irão preencher um questionário referente à amamentação de seus filhos. As crianças serão submetidas a exame antropométrico, aferindo peso e altura, sendo definida obesidade como índice de massa corporal (IMC) para idade igual ou superior ao percentil 95, com base nas curvas e tabelas da OMS (2006). O IMC será calculado pela fórmula: peso (kg) / [altura (m)]2.
Os dados obtidos serão analisados levando em consideração o tempo médio de duração do aleitamento materno exclusivo, a prevalência de casos de obesidade nas crianças expostas e não expostas e seu intervalo de confiança de 95% (IC95%), utilizando-se o software BioEstat. O teste qui-quadrado será utilizado para comparação de

Relacionados