Influencia biopsicossocial na vida com pacientes com asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este artigo se propõe a analisar a questão da asma em sua dimensão fisiológica e também o papel do psicólogo no acompanhamento dessa patologia, visando a importância de um olhar integral para osujeito. Concluímos que esse pode ser um trabalho essencial, quando visamos o bem-estar e qualidade de vida do asmático e cuidamos para que ele não se perca entre internações, remédios e isolamentos.
Arelação da doença com a família e com a vida afetiva e sociocultural do paciente também são questões caras para a Psicologia, expressando-se mais uma vez a necessidade da sua intervenção junto ao médicoque acompanha o paciente e junto à equipe multidisciplinar.
Fisiologicamente, a asma é causada pela contração espástica da musculatura lisa dos bronquíolos. A questão do asmático é a ventilaçãopulmonar, que se refere ao movimento de entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos. Nesse processo, que podemos dividir em expansão e contração, estão envolvidos o pulmão, o diafragma e ascostelas. O diafragma realiza um movimento para cima e para baixo, para aumentar ou diminuir a altura da cavidade torácica. Quando ele abaixa, a cavidade aumenta e aumenta também espaço para comportar oar nos pulmões. Quando ele levanta, a cavidade diminui e o ar sai. Já as costelas participam elevando-se e abaixando-se, aumentando e diminuindo o diâmetro ântero-posterior da cavidade torácica.
Noentanto, a doença afeta muito mais que as vias respiratórias do doente: ela afeta toda uma rotina (da pessoa, com suas limitações individuais, e também da família), podendo ser considerada  como umproblema social.
Os sintomas da asma podem começar por tosse ou chieira durante a prática de exercícios, ao inspirar algo que cause alergia, como pó, pólen, mofo, pêlo de animal ou ao inspirar algo queirrite os pulmões, como ar frio ou fumaça. O ataque de asma pode acontecer a qualquer momento e durar alguns minutos. O indivíduo com asma se encontra em uma situação muito desconfortável, pois...
tracking img