infancia luticidade

2113 palavras 9 páginas
ATIVIDADE DE POTFÓLIO- UTA INFANCIA E LUDICIDADE

Atividades aplicadas: prática A importância de atividades diversificadas na educação infantil
A importância das atividades diversificadas especifica devem ser introduzidas no currículo de forma a completar e enriquecer o trabalho pedagógico, pois possibilitam a construção de conhecimentos significativos e a apropriação da identidade cultural.
O objeto é criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas:
A escola infantil tem obrigação de oferecer inúmeras oportunidades para criança expressar-se por meio de atividades prazerosas: pintura, musica, desenho, movimento, leitura, escrita, escultura, dança, teatro. Além disso, toda e qualquer atividade na escola infantil deve ser permeada pelo lúdico, para que tudo se transforme numa grande festa. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras devem estar sempre presentes, para que a criança vá construindo hábitos e atitudes, competências e habilidades valores e conhecimentos de uma forma leve, natural e agradável.
A criança deve ser encorajada a explorar seu ambiente, que é rico em possibilidades, e a expressar-se por meio de todas as “linguagens” (desenho, palavras, movimento, dramatizações, escultura, musica), que o a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade. Além disso, ampliar seu circulo de relacionamento e conviver com vários professores, que possuem característica e conhecimentos diferentes, fazem com que a criança entenda a diversidade e possa descobrir-se como ser atuante e participativo na sociedade, desde cedo. A trajetória da educação infantil no município e a metodologia de pesquisa baseada na coleta de dados por meio de análise documental
O brincar e a Cultura, Jogos e Brincadeiras na Cidade de Marretes na Década de 1960.
O

Relacionados

  • 021675690248
    5463 palavras | 22 páginas
  • Pasta de estagio
    11439 palavras | 46 páginas