INF NCIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INFÂNCIA – EXAMES PARA A POLITÉCNICA
Évariste Galois nasceu próximo a Paris, em uma aldeia de Bourg-la-Reine em 25 de outubro de 1811 e morreu em Paris em 31 de maio de 1832, seu pai Nicolas Gabriel Galois foi eleito prefeito dessa aldeia quando Évarist tinha apenas quatro anos de idade . Isto aconteceu durante o retorno triunfante de Napoleão ao poder, um período em que os fortes valoresliberais de seu pai estavam de acordo com o clima do país. Mesmo depois que Luís XVIII da França retornou ao poder, ele manteve seu posto. Fora da política, seu maior interesse parece ter sido a composição de versos satíricos que ele lia nas reuniões da cidade, para a alegria de seus eleitores. Muitos anos depois, este seu talento para a sátira levaria à sua queda. .Nicolas-Gabriel Galois era um homemculto e cortês e durante seu mandato como prefeito conquistou o respeito da comunidade. Galois herdou de seu pai a veia poética e de sua mãe a melhor instrução possível até os 12 anos, quando o mandou para o Liceu de Louis-le-Grand, em Paris. Sua mente estava quase sempre fora da classe de aula. Para ele aquelas preleções nada representavam, pois dentro de seu organismo já havia o gérmen dacriação. Com 12 anos de idade não tinha muito interesse por Latin, Grego e Álgebra mas a Geometria de Legendre fascinava ele.  conseguisse ler com facilidade matemáticos importantes como Joseph-Louis Lagrange, Adrien-Marie Legendre, Augustin-Louis Cauchy e Friedrich Gauss.
Com a idade de doze anos, Évariste Galois foi para a escola no Lycée Louis-le-Grand. Era uma instituição de prestígio e muitoautoritária. Lá não encontrou nenhum curso de matemática, que representava seu maior interesse. No primeiro período da escola, devido às lutas entre republicanos e monárquicos, a maioria dos estudantes planejou uma rebelião. Uma dúzia de líderes foi expulsa. No dia seguinte foi exigida uma demonstração de fidelidade a Luís XVIII. Muitos se recusaram. Mais de cem foram expulsos. Galois, muito jovem para seenvolver na fracassada rebelião, ao ver seus colegas serem humilhados, aumentou suas tendências republicanas.
No ano seguinte, quando Galois tinha 13 anos, a Matemática invade todo o seu corpo e, ele se desinteressa pelo estudo da Retórica. A esta altura cai-lhe às mãos a Geometria de Legendre que Galois lê rápida e sofregamente a interpreta tão bem quanto seu autor. Os compêndios relativos àmatemática que circulavam no Liceu, nunca mereceram atenção de Galois pois eram demais triviais. Diziam seus professores: "este aluno só se preocupa com os altos campos da matemática; a loucura matemática domina este garoto; seria melhor para ele se seus pais o deixassem estudar apenas isto, de outro modo ele está perdendo tempo aqui e não faz nada senão atormentar seus professores e sofrer castigos."Assim, somente aos dezesseis anos pôde fazer seu primeiro curso exclusivo de matemática. Passou a negligenciar todas as outras matérias concentrando-se apenas em sua nova paixão.
O conhecimento de Galois pela matemática logo superou o conhecimento do seu professor. Passou a estudar diretamente dos livros escritos pelos gênios de sua época.
Foi somente com a idade de dezesseis anos que Galois pôdefazer seu primeiro curso de matemática. A ânsia de Galois pela matemática logo superou a capacidade do seu professor, e assim ele passou a estudar diretamente dos livros escritos pelos gênios da época. Indubitavelmente Galois recebeu de Lagrange suas idéias iniciais em Teoria das Equações. Isto ocorreu em fevereiro de 1827, quando descobriu textos de Legendre sobre geometria e logo após, umexemplar original de Lagrange : Resolução de Equações Numéricas (Equações Algébricas) Teoria das Funções Analíticas e Lições sobre o Cálculo de Funções. Havia um caminho claro para o jovem prodígio, todavia seu brilho seria o maior obstáculo ao seu progresso. Embora soubesse mais matemática do que seria necessário para passar nas provas do Liceu, as soluções de Galois eram freqüentemente tão...
tracking img