Ines de castro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roberto Nunes Bittencourt

Inês de Castro Relicário da Saudade
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510599/CA

Dissertação de Mestrado

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras do departamento de Letras da PUC-Rio. Orientadora: Cleonice Serôa da Motta Berardinelli

Rio de Janeiro Março de 2007

Roberto NunesBittencourt

Inês de Castro Relicário da Saudade

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510599/CA

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras do Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada.

Profª. Drª Cleonice Serôa da MottaBerardinelli Orientadora Departamento do Letras – PUC-Rio Profª. Drª. Marília Cardoso Rothier Departamento do Letras – PUC-Rio Profª. Drª. Luci Ruas Pereira UFRJ Profª. Drª Pina Coco Departamento do Letras – PUC-Rio Prof. Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade Coordenador Setorial do Centro de Teologia e Ciências Humanas

Rio de Janeiro, 23 de março de 2007

Todos os direitos reservados. É proibida ereprodução total ou parcial do trabalho sem autorização do autor, da orientadora e da universidade.

Roberto Nunes Bittencourt Graduado em Letras na Universidade Gama Filho (2004) com Bacharelado (habilitação em Análise de Sistemas Semióticos) e Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas relacionadas ao imaginário português. Associado, desde2006 ao CiFEFil (Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos). É membro do Corpo Editorial da revista Teia Literária.

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510599/CA

Ficha Catalográfica Bittencourt, Roberto Nunes Inês de Castro : relicário da saudade / Roberto Nunes Bittencourt ; orientadora: Cleonice Serôa da Motta Berardinelli. – 2007. 90 f. ; 30 cm Dissertação (Mestrado emLetras)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Inclui bibliografia 1. Letras – Teses. 2. Inês de Castro. 3. Literatura. 4. Saudade. 5. Mito. 6. Cultura. 7. Imaginário. I. Berardinelli, Cleonice Serôa da Motta. II. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Letras. III. Título.

CDD: 800

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510599/CAPaulo Roberto Bittencourt Sandra Maria Nunes Bittencourt Renato Nunes Bittencourt Pai, mãe e irmão. Companheiros nesta jornada para compreender a Vida e tudo aquilo que somos. Raquel Cristina dos Santos Pereira O meu Graal – missa e oração na comunhão com o Amor. “Vida da origem da minha inspiração!” Ofereço Dedico Consagro Por tudo o que têm sido para mim.

Agradecimentos
Agradeço a CleoniceBerardinelli – pelo carinho, pelo olhar atento, pelas doces correções, pela disposição. Como disseram nossos amigos da UFRJ, tenho plena certeza de que “quanto mais vos pago, mais vos devo”. Recordarei sempre com grande carinho o nome de Cleonice Berardinelli, que, “natural como um dia mostrando tudo”, iluminou meu caminho. Fiquem estas palavras como uma singela homenagem. A Jorge Valentim e LuciRuas Pereira, por todo o carinho e por depositarem em mim larga confiança. Amigos nesta caminha intelectual, mostraram-me que é ensinando que se aprende. Às professoras Marília Cardoso Rothier e Pina Coco, por terem concordado em participar da banca que avaliará este trabalho. À PUC-Rio, à CAPES e ao CNPq, pelo fundamental apoio neste curso de pósgraduação. A secretária de pós-graduação, FranciscaFerrerira de Oliveira – a Chiquinha –, e a assessora de Direção Digerlaine Tenório – a Di –, por toda a dedicação e pelo carinho com que sempre me receberam. A Solange e Vanie, por toda a atenção dedicada. Aos docentes – e amigos – do Colégio Gama Filho e da UGF, onde cresci e me formei intelectualmente. Um especial carinho por Roberto de Luca Guidoreni, Célia Maria Franco Moura, Saumir Mello...
tracking img