Industria textl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO II


ANÁLISE DO SETOR TÊXTIL

2.1. Introdução

Como já foi colocado anteriormente, o setor selecionado para observação de um processo específico de inovação tecnológica, foi o têxtil. Antes da pesquisa se concentrar em uma ilha de inovação, ela é conduzida, através de um estudo bibliográfico, a analisar o setor têxtil.

A pesquisa nesta fase do trabalhou procurou ser o maisexaustiva possível, estudando todos os documentos emitidos pelo setor durante a década de 80.

Como orientação metodológica foi seguida a "Analise de la Filiere" (Uma versão preparada pelo prof. Bruno Kopptike - UFSC), para o estudo do setor.

No momento que se partiu para o campo, entrevistando executivos do setor, para uma complementação dos dados já reunidos e para formular as primeirasconclusões, procurou-se seguir as referências colocadas por Michel Porter, no seu modelo de forças competitivas.

Estudar com profundidade para garantir uma compreensão precisa do setor onde se pretende fazer a pesquisa é relevante. É como formar uma base sólida para então caminhar sobre ela.


2.2. Análise do Setor Têxtil

Procurando analisar o setor têxtil no Brasil, verifica-se queindústria têxtil brasileira tem uma participação histórica e decisiva no processo de desenvolvimento industrial do País, porquanto foi um dos primeiros setores industriais a ser implantado, remontando aos tempos do Império.

O setor ESTRUTURA-SE com empresas espalhadas por todos os recantos do País, gerando milhões de empregos, sejam eles diretos, na fase de produção fabril, ou indiretos, naprodução de matérias-primas e vários outros insumos. Destaca-se como estimulador da criação de outras indústrias, entre as quais de máquinas têxteis, de fibras artificiais e sintéticas, de embalagens, de drogas e anilinas. Não se pode omitir a imensa massa trabalhadora, existente na produção de fibras naturais, na lavoura e na pecuária ovina.

Embora indefinido o número de trabalhadores diretamenteagregados ao processo produtivo têxtil, estima-se em aproximadamente, um milhão de pessoas.

Seu desempenho no comércio exterior, onde compete com países de maior tradição, proporcionando uma geração líquida de divisas das mais significativas de todo o setor industrial, cerca de um bilhão de dólares anuais, realça ainda mais sua importância no cenário econômico nacional. Para ser ainda maisprecisa, esta informação foi conferida junto ao Sindicato Patronal em julho de 1995, exportamos m 1993 - informação mais recente que se tem no setor, US$ 1.346.766.000,00, de produtos têxteis. A produção correspondente em toneladas é de 1.050.000, cuja participação do algodão enquanto matéria prima foi de 830.000 toneladas.

O Setor Têxtil é formado por cerca de 5.000 empresas, das quais apenas 11%são consideradas de grande porte e 21% de pequeno e médio porte. As microempresas, que atingem 68% do total, representam a grande maioria do setor.

No que concerne à propriedade do capital, o Setor Têxtil caracteriza-se por ser constituído por empresas de capital nacional, pois 91% delas pertence a brasileiros e apenas 9% são de estrangeiros.

O Setor da Confecção é formado por cerca de 11.000empresas, a maioria micro e pequenas empresas do chamado setor informal.

O setor têxtil, bastante diversificado, compreende diferentes ramos de especialização: Fiação, Tecelagem, Malharia, Acabamento, Tricotagem, Artefatos de Passamanaria, Tecidos Elásticos, Fitas, Filós, Rendas, Bordados e Tecidos Especiais.

Para atender a demanda do mercado no que diz respeito a máquinas, seja parareposição ou expansão do setor, o Brasil desenvolveu uma indústria de máquinas, equipamentos e acessórios têxteis e de confecção, com mais de 60 anos de existência, operando com tecnologia própria ou procedente do exterior.

Tem-se atraído efetivamente, um grande número de fabricantes de máquinas têxteis para o Brasil. Alguns dos principais construtores de equipamentos do mundo, encontram-se...
tracking img