Industria textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Desde os primórdios a segurança e a saúde dos trabalhadores vem sendo estudada visando à diminuição de suas conseqüências que são negativas tanto para o empregado quanto para o empregador.
Com a evolução dos processos de produção, das máquinas e equipamentos e a busca por produtos com maior durabilidade cria-se um dilema quanto à saúde e a segurança do trabalhador.A preocupação com a segurança do trabalhador passa pela adoção de medidas de controle ambiental cujos riscos são avaliados individualmente buscando a sua prevenção.
O estudo dos postos de trabalho visando fornecer maior segurança aos trabalhadores vem sendo utilizado com bastante êxito na busca pela saúde e segurança no trabalho, com isso o PPRA traz como ferramenta principal oslevantamentos de riscos.
A NR9 tem sua legalidade assegurada em nível de legislação ordinária, através dos artigos 176 e 178 da CLT.
Esta pesquisa tem como objetivo estudar alguns pontos da Engenharia e Segurança do Trabalho no setor de tecelagem de uma indústria de têxtil situada no Nordeste do Brasil, valendo-se de Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, bem como outrasNormas da ABNT especificadas no próximo item.
A relevância do tema se dá no propósito que o setor têxtil é muito importante no contexto econômico de um país, pois contrata um número expressivo de trabalhadores e contribui com parcela expressiva de arrecadação do ICMS para o município.
Reduzindo-se esta escala, vale informar que a empresa estudada exerce grande importância no contextoeconômico do Município, pois é a maior geradora de mão de obra, com 500 empregos diretos, além das famílias envolvidas na atividade artesanal.
A idéia da pesquisa surgiu em decorrência dos diversos problemas observados nas empresas e também da riqueza de elementos e de propostas contidas neste importante assunto.



2 OBJETIVOS




2.1 OBJETIVO GERAL



Este trabalho temcomo objetivo avaliar qualitativamente o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança do trabalho referentes a saúde do trabalhador em uma industria têxtil de médio porte localizada no nordeste do país.



2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



– Realizar um levantamento da percepção dos trabalhadores a cerca das condições de trabalho.
– Diagnosticar os riscos a que ostrabalhadores estão submetidos .
– Sugerir meios de minimizar os danos aos trabalhadores contemplando medidas de educação e gestão ambiental.


3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




3.1 A INDÚSTRIA TÊXTIL



A indústria têxtil ocupa um papel histórico, pois se constitui como uma das atividades tradicionais na passagem da manufatura para a grande indústria, sendo uma das precursoras daincorporação de componentes microeletrônicos em máquinas e equipamentos.
As transformações nesse período mais recente, no segmento de fiação, englobam desde desenvolvimento de fios sintéticos, assim como, posteriormente, significativos avanços nos filatórios e no segmento de tecelagem com a introdução de teares que incorporam componentes de base microeletrônica.
Um aspecto que merece serressaltado é o fato da indústria têxtil-vestuário depender de outros setores em termos de avanços tecnológicos, como do setor de bens de capital (máquinas e equipamentos) e do setor químico (fibras, corantes, tintas). Devido aos expressivos avanços nas máquinas e equipamentos (com controle microeletrônico) e às novas fibras, o segmento têxtil conseguiu significativos avanços tecnológicos. O aumento davelocidade das máquinas e equipamentos foi possível mediante a utilização crescente de fibras químicas e as melhorias das fibras naturais (LUPATINI, 2004).



3.1.1 Histórico



Tradicionalmente, o setor têxtil auxiliou a alavancar o desenvolvimento da industrialização dos países, devido a capacidade de absorção de mão-de-obra, sendo utilizado como ponto de partida para...
tracking img