Horta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta da Atividade Pedagógica de Complementação Curricular
Título da Atividade: Horta na Escola
Nome do Profissional que desenvolverá a Atividade: Paulo Roberto Frick
Números de Participantes: 20 alunos
Justificativa Pedagógica:
O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende delapara a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.
Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contatocom o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Através do presente projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o quese aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Francisco Antônio Câncio Matos, o organismo humano necessita de uma variedade muito grande de alimentos que contenham substâncias capazes de: promover o crescimento; fornecer energia para o trabalho;regular e manter o bom funcionamento dos órgãos; aumentar a resistência contra as doenças. As hortaliças constituem um grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto teor nutritivo, principalmente por conterem vitaminas e minerais e pelo seu delicado sabor (www.sigma.g12.br).
Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola eoferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.
a)Objetivos:
Geral:
Permitir a relação entre ateoria da sala de aula com a prática sobre a importância do relacionamento entre homem-natureza. Incentivar os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural.
Específicos:
•Relacionar o conteúdo visto em sala com aplicações práticas;
•Conscientizar sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo;
•Perceber o desenvolvimento dosvegetais ligados à fertilização de solo;
•Preparar pulverizadores naturais para o controle de pragas;
•Extrair da horta um complemento para a alimentação da escola como um todo.
• Conhecer e divulgar a cultura de produção orgânica.
b)Pressupostos Teóricos:
A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos seres vivos. Entre as distintas fases da vida pode-sedestacar a idade escolar, que se caracteriza por um período em que a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso quando comparado ao do adulto (DANELON et al., 2006).
A Segurança Alimentar é compreendida como o acesso de todos os indivíduos, em todos os momentos e lugares, a alimentos necessários para uma vida saudável e digna, como expressa a FAO – Organização das Nações Unidas para aAgricultura e Alimentação. Para que o estado de Segurança Alimentar seja alcançado, se faz necessária a implementação articulada de ações pelo poder público e pela sociedade civil que combatam a pobreza e garantam a disponibilidade de alimentos de valor nutritivo reconhecido, em quantidade recomendada, e adequados ao estado de nutrição de toda a população. No que se relaciona à Segurança Alimentar...
tracking img