Horta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO HORTA LEGAL COMO COMPLEMENTO NA MERENDA CRECHE ESCOLA IRMÃ DULCE
























PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
2012


Rosie Viana Vitor





















PROJETO HORTA LEGAL COMO COMPLEMENTO NA MERENDA CRECHE ESCOLA IRMÃ DULCE































PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
2012INTRODUÇÃO


Este projeto tem como tema principal o desenvolvimento da Horta na Escola, onde podemos observar a importância da utilização da mesma como complemento na merenda escolar com o plantio de hortaliças e verduras, pois muitas vezes os alimentos utilizados na alimentação escolar são insuficientes para que a merenda se torne nutritiva e gostosa.
“As atividades nahorta contribuem para incentivar nas crianças o consumo de hortaliças, vistas por elas como “não aceitável” ou de gosto ruim”, como alface, coentro, couve, cebolinha, beterraba, pimentão entre outras, mostrando de maneira descontraída as contribuições que tais hortaliças podem trazer através de uma alimentação saudável e bom desempenho escolar possibilitado pelo acesso à alimentaçãonecessária nesta fase de desenvolvimento.
Segundo Nogueira (2005), a horta na escola pode servir como fonte de alimentação e atividades didáticas, oferecendo grandes vantagens às comunidades envolvidas, como a obtenção de alimentos de qualidade a baixo custo e também o envolvimento em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas.
Para fortalecer o vínculo positivo entre aeducação e a saúde, deve-se promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem, ao mesmo tempo em que promovem a saúde.
Justifica-se este projeto através do cultivo da horta orgânica, como alternativa de educação ambiental e melhoria na alimentação escolar.
Para Morgado (2006), a horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivoque possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.
Ainda, segundo a mesma autora, o Agrônomo nesse processo auxilia acomunidade escolar no planejamento, execução e manutenção das hortas, levando à comunidade escolar princípios como horticultura orgânica, compostagem, formas de consumo dos alimentos, propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, relação campo-cidade, entre outros.

































JUSTIFICATIVA

O Projeto Horta na Escola temcomo premissa básica reforçar, enriquecer a merenda, resgatar e oferecer ao aluno a oportunidade de constatar a importância da horta para ser acrescentada à merenda escolar; maior contato com a terra aprendendo a cuidar do solo identificando as verduras e legumes, valorizando o cultivo sem agrotóxicos e o consumo de uma alimentação saudável. E a partir dai vivenciar a necessidade da escolaem adquirir temperos, hortaliças e legumes, dando uma destinação às áreas do pátio da escola e dar uma destinação correta ao lixo produzido na escola e criar a interação entre alunos, professores e funcionários na escola.
















































OBJETIVOS



Reconhecer o valor funcional e nutritivo dashortaliças; auto sustento escolar; com postagem do lixo orgânico familiar e escolar, diminuindo o volume de lixo recolhido pela prefeitura. Incentivo ao consumo de frutas, verduras, legumes e melhorar o tempero da merenda escolar, dando ênfase e explicando a importância de cada um deles no dia-a-dia dos alunos, buscando exemplos dentro de seus lares, assim envolvendo a comunidade em geral....
tracking img