Industria naval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria Naval
Conceito / Definição
A indústria naval caracteriza-se pela fabricação de um bem de capital de alto valor unitário, produzido sob encomenda. Como fornecedor da base de transporte para a hegemonia econômica e militar dos países, o setor não se norteia exclusivamente por forças de mercado.
Historicamente, e em todos os países, o Estado tem presença significativa na construçãonaval por meio de instrumentos de incentivo e regulação abrangentes: subsídios reserva de mercado, benefícios fiscais e proteção à cabotagem, entre outros. As razões para isso estão associadas a segurança nacional, falhas de mercado e aos efeitos gerados pela indústria naval nos demais segmentos econômicos.
Por ser demorada, a fabricação de navios não é atividade que reage a oscilações de mercado decurto prazo. O comércio internacional só apresenta impacto na atividade em casos de grandes crises, como a do petróleo. Além de preço, qualidade e prazo de entrega, fator decisivo para o sucesso internacional no setor é a oferta de financiamento à produção e à exportação.
Nesta indústria prevalecem grandes barreiras à entrada de novos concorrentes, na forma de elevadas exigências de capitalinicial e necessidade de uma rede de agentes para captação de cargas e clientes. Ter atuação global é quase obrigatório.
O mercado de transporte de carga por via marítima é composto de dois segmentos: granéis (predominante, com 74% do total transportado) e carga geral (que responde por 2/3 do valor movimentado globalmente).
As trocas internacionais de comércio feitas através dos oceanos representam80% das transações realizadas em todo o mundo, o que equivale a US$ 4,8 trilhões em mercadorias negociadas. Os fretes representam cerca de
10% do valor dos bens transportados, ou seja, US$ 480 bilhões.
Por países de domicílio, Grécia, Japão, Noruega, Estados Unidos, China,
Hong Kong, Alemanha, Reino Unido, Singapura e Dinamarca tinham, em 2001, as maiores frotas mercantes do mundo. O setor édominado por grandes empresas internacionais. Fusões, incorporações e, mais recentemente, alianças entre as mega-operadoras para atuação global têm deslocado o foco de concorrência para a qualidade de serviços de logística integrada, em detrimento dos preços.
A frota mundial de navios mercantes soma 791 milhões de toneladas de porte bruto e está concentrada em 20 países. Até o final da década de90, graças à intensificação do comércio internacional, 38% da frota internacional foi renovada.
Os países asiáticos dominam a indústria mundial de construção de navios desde o início dos anos 80, época em que houve forte retração no mercado.
Japão, Coréia e China, nessa ordem, são os maiores fabricantes. Em 2001, a Ásia respondeu pela entrega de 26 milhões de toneladas brutas. Na União Europeiaforam 4,3 milhões de toneladas brutas (com destaque para Alemanha, Reino Unido, Espanha e França) e nos Estados Unidos, 129 mil toneladas brutas.
Juntos, os demais países do mundo produziram apenas 804 mil toneladas brutas.
O mercado internacional divide-se em países especializados na produção em larga escala dos tipos de navios mais demandados (graneleiros e petroleiros),entre os principais) e osque buscam nichos específicos, como o de navios de alto conteúdo tecnológico e maior valor. A primeira vertente é seguida por Japão e
Coréia do Sul, que tendem a ser acompanhados pela China. A segunda, por alguns fabricantes europeus (Alemanha e Dinamarca, entre outros), que, embora ocupem fatias mais modestas do mercado mundial, mantêm-se sempre entre os principais concorrentes.
Cerca de 40%da frota mundial de navios pertence a empresas europeias.
Os Estados Unidos têm hoje apenas seis grandes estaleiros – um quarto do total de 20 anos atrás – construindo embarcações de grande porte para o governo americano e para a marinha mercante. A indústria da construção naval americana é uma das mais eficientes e avançadas do mundo, mesmo detendo apenas 1% do mercado mundial.
O mercado de...
tracking img