Industria do tabaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria do Tabaco
Indústria do fumo é o conjunto de empresas que atuam na produção de tabaco e seus derivados. No Brasil, a indústria do fumo comporta todos os elos da cadeia produtiva do setor: produção e processamento do fumo em folha e fabricação dos cigarros e de outros derivados do tabaco, como charutos e cigarrilhas.
O mercado de cigarros brasileiro é concentrado em duas empresas: aCia. Souza Cruz, que detém cerca de 80% de market share, e a Philip Morris, que detém cerca de 15%. As demais empresas (cerca de 13, segundo a Secretaria da Receita Federal) compõem o restante do mercado produzindo cigarros com preços inferiores aos produzidos pelas outras duas.
Segundo a Secretaria da Receita Federal, cerca de 178 marcas compõem o portfólio do mercado brasileiro. A Souza Cruz atuano mercado com 28 marcas e a Philip Morris, com 18.
Para a fabricação dos cigarros, é muito importante que as plantações de fumo em folha estejam situadas próximas às fábricas onde ocorre o beneficiamento do fumo e a fabricação dos cigarros, para haver redução do custo com transporte e, principalmente, com a distância e o tempo entre o plantio e as fábricas. Logo, como cerca de 90% das plantaçõesde fumo concentram-se na região Sul do país, a maioria das fábricas de cigarros também está no Sul.
Tabagismo
        O consumo de cigarros é a mais devastadora causa evitável de doenças e mortes prematuras da história da humanidade. O consumo do tabaco atingiu a proporção de uma epidemia global, provocando, a cada ano, a morte de 4 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, uma a cada oitosegundos. Um quadro preocupante com conseqüências graves sobre a saúde da população, a economia e o meio ambiente.
        A Organização Mundial da Saúde-OMS registra mais de 60 mil pesquisas publicadas e reproduzidas em diversos lugares do mundo, comprovando a relação causal entre o consumo do cigarro e doenças graves como câncer de pulmão (90% dos casos), enfisema pulmonar (80%), infarto domiocárdio (25%), bronquite crônica e derrame cerebral (40%).
        Por esta razão, o controle do tabagismo é uma das prioridades do Instituto Nacional de Câncer, já que esta é a mais importante e eficaz ação de prevenção do câncer de pulmão, reduzindo seus índices de incidência e mortalidade.
        Em 1997, o INCA foi nomeado Centro Colaborador da OMS para o Programa "Tabaco ou Saúde" na AméricaLatina cujo objetivo é estimular e apoiar políticas e atividades anti-tabagismo nessa região.
Tabagismo e Saúde
        A fumaça do cigarro contém ciliotoxinas e irritantes que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes. Cílios são projeções semelhantes a cabelos muito finos,que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão. Quando paralisados pela exposição à fumaça do cigarro, as secreções acumulam-se, contribuindo para a "tosse do fumante" e para o surgimento de infecções respiratórias freqüentes naqueles que entram em contato com a fumaça do cigarro.
Tabagismo Passivo Absorção da Fumaça do Cigarro por Não-Fumantes
        Os não-fumantes expostos à fumaçado cigarro absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias da mesma forma que os fumantes, embora em menor quantidade. A quantidade de tóxicos absorvidos depende da extensão e da intensidade da exposição, além da qualidade da ventilação do ambiente onde se encontra a pessoa.
        Considerando-se o monóxido de carbono, sabe-se que o padrão de qualidade do ar bom é de 9ppm (partespor milhão) e que a concentração máxima permitida no ar urbano é de 30ppm. Nas cidades com altos índices de poluição ambiental, ao serem atingidas 40ppm de monóxido de carbono, são acionadas medidas de controle de poluição, a fim de proteger e alertar a população para o problema.
        Nos ambientes de trabalho fechados, a Organização Internacional do Trabalho-OIT considera 50ppm como a...
tracking img