INDUSTRIA CANAVIEIRA ESCRAVID O

1011 palavras 5 páginas
Projeto de Soluções Inspiradoras Unificado - PSIU
Módulo II

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Período: Noturno
Componentes do Grupo:
Professor Orientador:
Tema do Trabalho: Escravidão do Trabalho na Indústria Canavieira

Introdução O Projeto de Soluções Inspiradoras Unificado (PSIU), em seu segundo módulo para a turma de Segurança do Trabalho, tem como característica trabalhar acerca de um assunto específico estipulado pela instituição, para assim buscar em seus alunos, através de soluções inspiradoras a melhoria da situação atual de escravidão trabalhista no Brasil. Atualmente em nosso país, embora existam diversos mecanismos para agir diretamente contra esta ação considerada ilegal, há um grande número deste acontecimento. Sendo assim o trabalho abordará os maus tratos a estes trabalhadores e a escravidão do trabalho a qual são submetidos na indústria canavieira brasileira, atualmente a maior do mundo.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma solução inspiradora para a erradicação do trabalho escravo no setor sucroalcooleiro em nosso país e também mundialmente. Trazendo informações da vida destes trabalhadores que vivem nesta situação, os motivos que os levam para este caminho, os riscos recorrentes ao trabalho, suas exaustivas jornadas de trabalho, as condições de habitação e também salariais enfrentadas por estes trabalhadores conhecidos como boias-frias, sujeitos ao trabalho escravo no setor canavieiro.
Escravidão do Trabalho no setor canavieiro atualmente
Depois de passado mais de um século desde a abolição do trabalho escravo no Brasil, ainda hoje não podemos dizer que o Brasil é um país livre desta prática. Hoje em dia, mesmo com os meios tecnológicos que reduziram grande parte dos processos que antes eram manuais, ainda hoje podemos encontrar muitos trabalhadores nos canaviais, colhendo cana-de-açúcar manualmente em condições de escravidão.
As práticas de trabalho escravo no Brasil só foram oficialmente reconhecidas pelo país

Relacionados

  • ESCRAVIDÃO: UMA VIOLÊNCIA QUE AINDA NÃO TEVE FIM
    1975 palavras | 8 páginas