Indtrodu o FAMILIA DO BORO

5000 palavras 20 páginas
Introdução

O grupo 13 (3 A), é o gripo conhecido como grupo do Boro. É constituído dos seguintes elementos: Boro (B); Alumínio (Al); Gálio (Ga); Índio (In); Tálio (Tl) e Ununtrio (Uut).
Esse grupo é o primeiro grupo do bloco p. Seus membros têm configuração eletrônica ns²np¹, logo, espera-se que seu número de oxidação máximo seja +3. Os números de oxidação do B e do Al são +3 na maior parte de seus compostos.
Entretanto, os elementos mais pesados do grupo são mais propensos a reter elétrons s (efeito do par inerte); logo, o número de oxidação +1 passa a ser cada vez mais importante de cima para baixo no grupo.
Existem alguns pontos de semelhanças entre os elementos deste grupo. Porém em geral os elementos apresentam uma variedade de propriedades e alguns contrastes. Indo do boro para o tálio encontraremos uma mudança das propriedades semimetálicas para metálicas, de óxidos ácidos para anfóteros e básicos, de haletos onde a ligação é covalente para haletos com caráter iônico.
O boro é um não-metal e forma sempre ligações covalentes, normalmente são três, utilizando orbitais híbridos sp², com ângulos de 120° entre si. Os outros elementos do grupo formam compostos trivalentes, sendo mais metálicos e iônicos que o boro.
São metais moderadamente reativos e seus compostos estão no limite entre aqueles com caráter iônico e covalente.
Os raios atômicos não aumentam regularmente de cima para baixo dentro do grupo. Deve-se considerar que os raios no boro e no gálio são estimados, como sendo a metade da distância de aproximação.
A natureza eletropositiva desses elementos cresce do boro para o alumínio, segundo a tendência normal associada ao aumento de tamanho, e a seguir decresce do alumínio para o tálio. Os últimos elementos desse grupo têm menor tendência em perder elétrons por causa da blindagem ineficiente proporcionada pelos elétrons d.
Os valores das energias de ionização não decrescem regularmente dentro do grupo. O decréscimo do boro para o alumínio corresponde

Relacionados