Individualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO, EMOÇÃO E ORIENTAÇÃO EM SOCIEDADES COMPLEXAS
Individualismo e Cultura















Introdução

Cada vez mais se torna necessário entender o individualismo na sociedade contemporânea, pois este é o reflexo de como o homem está entendendo a subjetividade da vida no contexto em que vive. O funcionamento e a complexidade do mundo contemporâneo são cada vez maisalvos de estudos de antropólogos e socialistas, visto que esta é uma forma de retratar a complexidade das relações atuais. Pois, como diz Velho, a sociedade moderno-contemporânea é cheia de heterogeneidade e variedade de experiências e costumes.
A Tonica de discussão que permeia esta obra baseia-se na perspectiva de "individualismo e cultura" na modernidade e contemporaneidade dos tempos atuais,sendo que possuindo uma visão critica, é possível ter em vista visões de grandes autores para permear uma opinião sobre os valores que estamos agregando as nossas vidas nestes tempos. Absorver perspectivas de uma sociedade complexa, onde os indivíduos cada vez mais procuram a sua individualidade em universo subjetivo particular, não é tarefa fácil, visto que, analisar várias facetas de toda essadimensão, é preciso ressalvar as diferenças entre individualismo e individualidade no contexto, mas étnico da palavra, para que não haja confusão.
Segundo o dicionário Aurélio, o termo individualidade serve para caracterizar o que constitui o indivíduo; o caráter especial ou particularidade que distingue uma pessoa ou coisa; e pode significar, no sentido figurado, personalidade. Oindividualismo, por sua vez, se trata da existência individual, do sentimento ou conduta egocêntrica.













Analisemos então, as unidades textuais da obra.

1. A NATUREZA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS
Nesta unidade o autor deixa explicita a dificuldade de estudar as várias dimensões, as várias raízes intrínsecas umas com as outras nas sociedades complexas. O primeiro grave risco utilizandométodos para estudar, é isolar grupos como se estes fossem independentes e isolados, sendo que, cada grupo não é isolado, naquele momento pode ser uma unidade independente, porém, em uma grande escala e de várias maneiras, estes pequenos grupos fazem parte de um sistema maior e mais amplo, isto em vários termos, seja educacional, cultural, econômico, político e religioso. Por outro lado, essepequeno sistema só é aceito com grandes restrições, ressaltando quanto ao nível de dimensão cultural e com que tipo de sociedade está comparando quando se trata de "menor complexidade".
A ideologia moderna é individualista na medida em que valoriza o indivíduo concebido como sujeito moral, independente, e autônomo e ignora ou subordina a totalidade social. Segundo esta configuração de idéias-valoreso indivíduo possui atributos como a igualdade e a liberdade.

2. A SOCIEDADE COMPLEXA MODERNO-CONTEMPORÂNEA
É preciso distinguir as sociedades complexas tradicionais e as modernas, industriais. A partir da revolução industrial, a sociedade se reorganizou com outros princípios, cujos fundamentos básicos estão na complexidade das relações de trabalho e consumo, ou seja, na divisão social dotrabalho, e um espantoso aumento da produção e do consumo. Esse tipo de organização passou a atingir muitas pessoas. Assim, surgiram as metrópoles com milhões de pessoas, que não deixam de ser o grito do reflexo desse novo tipo de organização, onde, a abrangência de um grande numero de indivíduos e o desenvolvimento do numero de cadeias produtivas são os traços mais característicos.

3. FRONTEIRASCULTURAIS
A interpretação de culturas evidencia diversos fatores peculiares dos quais quando se falava de individualismo, a noção dessa cultura necessariamente vinha embutida. As fronteiras culturais possibilitam o estudo real do “multiculturalismo” e dar vazão a novas abordagens e novas formas de ver, imaginar e perceber a importância das culturas e sua diversidade na composição daquilo que...
tracking img