Individualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 INTRODUÇÃO

Através desse trabalho será apresentada a presença do individualismo e o valor ético na vida profissional. Hoje nos deparamos muito com essas questões, pois as pessoas estão sepreocupando mais com o ganho de lucros e tão pouco se importando com terceiros, ou seja, esquecendo-se do significado da palavra ética.
Ao citar a palavra individualismo lembramos logo de egoísmo, sãopessoas que vivem isoladas que não se entusiasma com ninguém que não espera muito dos outros e prefere dar pouco de si.
O individualismo é considerado o grande rival da ética, pois quando dizemosque uma pessoa é individualista só pensa nos interesses de si próprio esquecendo-se do mal que pode causar para os outros não estará enquadrado nas questões éticas.

2.0 INDIVIDUALISMO E ÉTICAPROFISSIONAL

O valor ético do esforço humano é variável em função de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado é só para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado,nos serviços realizados com amor, visando ao benefício de terceiros, dentro de vasto raio de ação, com consciência do bem comum, passa a existir a expressão social do mesmo. Aquele que só se preocupacom os lucros, geralmente, tende a ter menor consciência de grupo. Fascinado pela preocupação monetária, a ele pouco importa o que ocorre com a sua comunidade e muito menos com a sociedade.
As leisde cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e quefazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, ou seja, fazer a coisa certa.
O esforço humano do valor ético é variável em função do seu alcance, em face da comunidade. Se otrabalho executado é só para auferir renda, tem em geral seu valor restrito. Os serviços realizados, visando o benefício de terceiros com consciência do bem comum, passa a existir a expressão social...
tracking img