indios

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014







SEMINÁRIO SOBRE OS INDIOS – RELAÇÕES ETICO RACIAIS NO BRASIL





Daiana B. Filgueira B88JFF-0
Daniela Mendes da Silva B64828-7
Dayana Gomes de Paula B91464-5
Edilaine de Andrade B93701-7
Genielly Mendes SilvaB936JI-4
Karoline Rodrigues Filgueira B91459-9
Karina Moreira B94273-8
Michelly Tomé Comba B820BF-3
Wesley Matheus Santos B850DH-0




Introdução

Historiadores afirmam que antes da chegada dosportugueses já haviam aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Aqui no Brasil habituavam-se cerca de cinco milhões deles, que eram divididos em tribos onde pertenciam a tupi-guaranis, (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente há em torno de 400 mil índios no território Brasileiro. Porém muitos deles nãovivem como antes. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural. Pelo menos a metade vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça, pesca) como os Piripikura no Mato Grosso; enquanto outros já sabem utilizar computador, falar português, e até mesmo, já possuem condições para frequentar uma faculdade.
Como podemos reparar não há comogeneralizar o modo de viver dos índios, porque cada um vive de um jeito. As pessoas normalmente têm visão dos índios de 1.500, da época da colonização, que vive na mata e são alheios as tecnologias. Houve até críticas de pessoas que lamentaram e imaginaram que eles haviam perdido sua cultura, e que ficaram cada vez mais parecidos com os homens brancos. Porém, os índios se defenderam e dizem que a vidade toda sociedade se transforma com o passar do tempo e que com eles não poderia ser diferente.

A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses

O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época,graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara(derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que eles respeitam muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. Acerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta deCaminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.

A organização social dos índios

Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e as atividades são exercidas de forma coletiva. A coletividade é uma característica marcante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indios
  • Indio
  • indio
  • indio
  • Indios
  • ÍNDIO
  • INDIOS
  • Indio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!