Indices zootecnicos para estudante de zootecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA TÉCNICA-ECONÔMICA – NOVEMBRO/11

ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA BOVINOCULTURA DE CORTE Os índices zootécnicos (IZ) são dados de produtividade e também a principal ferramenta de avaliação de desempenho dentro de uma propriedade. Traduzem de forma numérica o resultado de diversos parâmetros da exploração pecuária e a relação entre eles. A interpretação desses índices deve ser feita de forma conjuntacom as características do sistema de produção empregado na propriedade, ou seja, os índices variam entre sistemas intensivos e extensivos de produção. Permitem verificar o nível reprodutivo e produtivo do rebanho. O gerenciamento dos IZ permite a identificação de falhas nos sistema de produção e a definição de estratégias para melhorar a rentabilidade da atividade. Sendo assim, podemos ter umcontrole total da situação, conseguindo encontrar o melhor ponto de equilíbrio em relação à produtividade, além de conseguir identificar os principais pontos críticos dentro de um sistema de produção e tomar as ações corretivas a tempo.

1. Índices Reprodutivos Índice de Prenhes: Importante para medir a eficiência da estação de monta, avaliando o sucesso do conjunto fêmea, touro e inseminaçãoartificial. Representa a quantidade de fêmeas que ficaram prenhes do total exposto à estação de monta. Este índice varia entre 95% e 70%.

Índice de Natalidade: Representa a quantidade de bezerros nascidos em relação à quantidade de fêmeas que participaram da estação de monta. Avalia também as fêmeas que ficaram vazias e a taxa de mortalidade durante a gestação e ao nascimento. Normalmente esteíndice é próximo ao índice de natalidade, pois a mortalidade durante a gestação não deve representar grandes perdas.

Taxa de Desmama: É o índice mais importante na reprodução. Este dado representa o dado global da atividade de cria, pois considera o número de fêmeas vazias, as mortalidades durante a gestação, o nascimento e o período de aleitamento.

Idade à Primeira Cria: Idade após a primeiragestação de uma novilha e deve ocorrer por volta de 24 meses. Importante ressaltar que quanto mais às novilhas demorarem a entrar na estação de monta, maior o número de novilhas na recria, o que aumenta o custo fixo da propriedade sem aumentar a rentabilidade. Intervalo entre partos: Período compreendido entre dois partos consecutivos de uma matriz. O ideal é um intervalo de 12 meses, sendo que sãonecessários 290 dias para a gestação e 30 dias para a recuperação do aparelho reprodutivo, ou seja, para conseguir um IEP de 12 meses a fêmea tem que ficar prenhe no período máximo de 45 dias (2 ciclos estrais – 21 dias) . 2. Índices Produtivos Mortalidade em bezerros: Mede o percentual de mortes dos animais do nascimento a desmama. A maior causa de mortalidade entre os bezerros é pela presença deagentes patogênicos e predadores. Importante para identificar e quantificar os problemas de manejo nesta fase e criar estratégias para mitigar estas perdas. Algumas estratégias como controlar a primeira mamada para verificar a ingestão do colostro, seguir um protocolo sanitário adequado, concentrar a estação de nascimentos em épocas de menos chuvas e manter o pasto maternidade em locais maispróximos da sede para evitar ataque de predadores, podem melhorar esse índice.

Taxa de abate: Mede o percentual de animais abatidos dentro do período determinado (Jan – Dez).

Taxa de Desfrute: Representa a produção do rebanho dentro do período avaliado.

Taxa de Lotação Média: Mede a carga animal que a propriedade mantém por área (ha). É necessário que a quantidade de cabeças por categoriaseja transformada para Unidade Animal (UA), onde 1 UA equivale a 450 kg de PV. Para essa transformação, a tabela abaixo pode ser usada como referência: Valores referência para conversão de número de cabeças em UA Categoria animal (meses) UA 0 - 12 0,3 12 – 24 0,5 24 – 36 0,7 + de 36 1,0

3. Índices Zootécnicos médios de acordo com a intensificação do sistema de produção Os índices produtivos de...
tracking img