Indice de desinvolvimento humano de tapera

1573 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS (FEAC)
CURSO CIÊNCIAS ECONÔMICAS

IHD Tapera

Disciplina: Analise de risco e incerteza
Professor: André da Silva Pereira
Acadêmico: Natália Moraes, Karine Oliveira

Passo Fundo, agosto de 2013.

Introdução

Tapera, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, sua área compreende a extensão de 180km², sua população no censo de 2010 era de 10.448 habitantes. O índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) de Tapera é de 0,747 que está situado na faixa de alto em 2010, os componentes que em 2010 cresceram em termos absolutos foram à educação com um crescimento de 0,145, seguida pela longevidade e a renda. Tapera ocupa a 599° posição em 2010 em relação aos municípios brasileiros e em relação aos municípios do Rio Grande do Sul ocupa a 112° posição. O nome Tapera surgiu mais ou menos em 1890. O nome se dá porque na cidade havia uma casa abandonada aonde os viajantes vindos da região de Cruz Alta paravam para descansar e beber água, pois a alguns metros passava um arroio chamando Tapera. Os primeiros habitantes do local foram descentes dos desbravadores alemães e italianos, vindos de São Sebastião do Cai, Santa Cruz do Sul e Garibaldi, no final do século XIV surgiu à colônia do Alto Jacuí e depois Tapera pertenceu a Passo Fundo, sua emancipação ocorreu em 1954.

IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que serve de comparação entre países, estados e municípios tem como objetivo medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população. O IDH é medido de 0 a 1, quando mais próximo de um maior o desenvolvimento do país, estado e município. Para medir o IDH são usados alguns elementos como:
Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expetativa de vida escolar (tempo que crianças e jovens ficam matriculados);
Renda: renda nacional bruta (RNB) per

Relacionados